O Facebook lançou nesta quinta-feira (9), em parceria com a Ray-Ban, sua primeira linha de óculos inteligentes, o Ray-Ban Stories. Custando US$ 299 (cerca de R$ 1.580), o acessório permite que o usuário registre e compartilhe fotos e vídeos curtos (de até 30 segundos), receba ligações e ouça músicas, equipado com duas câmeras de 5 megapixels, sistema de áudio com três microfones e supressão de ruído, além de um estojo de carregamento da bateria.
Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg informou que os óculos, que possuem um processador Snapdragon, vêm em 20 variações (incluindo os conhecidos modelos Wayfarer, Round e Meteor) e cinco opções de cores para escolher, além das lentes transparentes, transition, de sol ou de prescrição.
Sua capacidade de armazenamento é de até 500 imagens ou 30 vídeos, que podem ser registrados com o botão na lateral da armação ou por comando de voz via Facebook. Esses conteúdos podem ser enviados para outros aplicativos e redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Twitter e TikTok, através do app Facebook View.
Ainda de acordo com o Facebook, o Ray-Ban Stories é livre de anúncios publicitários e desativa totalmente câmeras e microfones ao ser desligado.
Até o momento, a novidade está disponível apenas nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Itália e Irlanda.
(com informações de Folha de S. Paulo, TecnoBlog e UOL)