O Instagram é desafiador. Todo dia, tem alguém dizendo que existe uma fórmula mágica para ganhar seguidores. Mas, no fim das contas, o engajamento não pode ser comprado, ele precisa ser conquistado. Por isso, o recrutamento e a seleção são sempre um processo de mão dupla.
Nesse contexto, a empresa quer conquistar aquele talento que vai entender esse processo de forma orgânica para a sua equipe. Por outro lado, o candidato quer conquistar aquela vaga que promete mundos e fundos naquela empresa. Pronto, deu match!
A verdade é que esse é um processo que respeita as mesmas fases de uma conquista amorosa:
- ATRAÇÃO – “Hum… Olha que beleza! Parece interessante!”
- INTERESSE – “Realmente é interessante!”
- PAIXÃO – “Quero me envolver!”
- E só então, o AMOR acontece – “Escolho dar o melhor de mim, pertencer, eternizar.”
O Amor, nesse caso, aparece como sinônimo de Compromisso. Só para o nosso acrônimo ficar mais bonito, apresento-lhes a AIPA: a tão sonhada fórmula do engajamento. Desse jeitinho mesmo, uma coisa após a outra e necessariamente nessa ordem.
Numa relação amorosa, logo após o AIPA, vem a realização dos sonhos: casamento, casa própria, filhos, viagens. Numa relação corporativa, também: 40% menos faltas, 50% menos acidentes de trabalho, 60% menos turnover, clientes mais satisfeitos, maior produtividade, mais vendas e mais lucro.
Casar por dinheiro já foi mais comum. Até mesmo chegou a ser considerado normal! Trabalhar só por ele, também. Mas, como diria Roberto Freire: “Sem tesão, não tem solução!”. Já eu, quando o assunto é trabalho, digo: sem tesão, não tem engajamento!
* Branca Barão é escritora, palestrante, Master Trainer em Programação Neurolinguística Sistêmica e especialista em comportamento humano.