Um marketplace que aproxima a indústria de alimentos dos consumidores finais e ajuda a reduzir desperdícios gerados por sobras de estoques não comercializados. Essa é a SuperOpa, startup brasileira com operação em mais de 500 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e que acabou de abrir um programa de captação de investimentos do qual você pode participar aportando a partir de R$ 5 mil.
A SuperOpa permite a compra de produtos em perfeitas condições e de ótima qualidade, mas que não chegarão às prateleiras dos mercados porque estão próximos do vencimento, com descontos atrativos. “O Brasil descarta 41 mil toneladas de alimentos por dia, sendo que 44% acabam perdendo a validade antes mesmo de chegarem às gôndolas dos supermercados”, explica Luís Borba, cofundador e CEO da SuperOpa.
“A SuperOpa chega para solucionar esse problema, pois o consumidor final compra direto dos distribuidores, otimizando processos, evitando desperdícios e trazendo preços mais baixos. Até hoje, já conseguimos evitar que cerca de 20 mil quilos de produtos fossem descartados”, complementa.
Investimento
A SuperOpa já recebeu um aporte inicial de R$ 700 mil de um investidor institucional. “O potencial da SuperOpa é fantástico. Três fatores nos chamaram a atenção na startup: sua equipe, impacto na sociedade e a promoção de sustentabilidade. A empresa cresceu mais de 23 vezes durante a pandemia, as expectativas são as melhores possíveis”, revela João Kepler, sócio da Bossa Nova Investimentos, que aportou na empresa.
Agora a SuperOpa está com um programa de captação de investimentos aberto através da plataforma SMU Investimentos. O modelo é semelhante a um crowdfunding e você pode investir na empresa com valores a partir de R$ 5 mil, o diferencial da plataforma é que a SMU faz uma análise criteriosa antes de selecionar a startup e investe na captação nas mesmas condições que cada investidor.
Acesse, abra sua conta na plataforma gratuitamente, veja detalhes sobre a SuperOpa e invista: https://www.startmeup.com.br/cadastre-se
“Eu achei fantástico o modelo de negócio da SuperOpa e enxergo um grande potencial de crescimento. Não à tôa resolvi ser também um investidor através da StartMeUp, plataforma que está dando uma grande contribuição ao crescimento do ecossistema empreendedor brasileiro, simplificando o processo de investimento em startups”, afirma Leandro Vieira, CEO do Administradores.com.
Mais sobre a SuperOpa
Fundada em 2018 a SuperOpa surgiu depois de um desafio lançado ao aluno Luís Borba pelo professor Leandro Zanardi em uma aula de gamification da FGV. O projeto fez tanto sentido que professor e aluno decidiram investir no projeto e colocá-lo em prática. Hoje, a SuperOpa já opera em 500 cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, fazendo conexão direta entre distribuidor e consumidor final para reduzir o desperdício de alimentos. Sua plataforma oferece produtos para serem consumidos em período próximo com até 70% de desconto e entrega em um dia útil. Para mais informações, acesse http://superopa.com/.
A plataforma da SuperOpa conta com mais de 800 produtos convencionais e também algumas super promoções de itens que estão próximos da data de vencimento, com descontos que podem chegar a 70%. A entrega é feita pelos próprios distribuidores ou por operadores logísticos no prazo de um dia útil. Para monetizar, a empresa fica com 30% de margem sobre as compras de mercadorias com prazo de validade menor e 15% sobre os produtos convencionais.
“Queremos criar valor para esses produtos e oferecer o melhor preço ao consumidor final. Os clientes economizam. Os distribuidores vendem e o mundo ganha com menos desperdício de comida”, pontua Borba.