A nova política adotada pela dona de uma loja de roupas e acessórios em São José dos Campos (SP) ganhou atenção na imprensa e nas redes sociais nos últimos dias. Tomando conhecimento dos casos de assédio ocorridos dentro de seu estabelecimento comercial, a empresária e influencer Andrea Costa decidiu fixar um cartaz na vitrine do local proibindo a entrada de homens.
O aviso especifica que não podem acessar o local, por exemplo, homens “que depreciam o corpo de suas mulheres”; “ficam andando atrás da esposa dando palpites e desaprovando tudo o que ela gostou”; ou “venham 1 dia com a esposa e no outro com a amante”. “Homens, se não forem provar, esperem do lado de fora da loja”, diz outro cartaz.
Segundo Andrea, não apenas as clientes, mas suas próprias funcionárias já foram alvo de comportamentos desrespeitosos. “Eles entravam na loja, ficavam atrás das mulheres, quando não era depreciando o corpo delas, era olhando para elas trocando de roupa no provador através das cortinas. Temos um estúdio de fotografia dentro da loja e muitos homens vinham e entravam apenas para olhar as modelos”, explicou a empresária ao g1. “Precisamos de ações contundentes como essa para criar uma sociedade melhor e mais justa para todos”, acrescentou.
A iniciativa gerou repercussão em plataformas como o Facebook e o Instagram, onde a empresária recebeu mensagens de apoio e relatos similares aos que ela visa combater. Por outro lado, homens contrários à medida ameaçaram processar o estabelecimento alegando discriminação, além de registrar várias avaliações negativas à loja no Google.
“A maioria das lojistas pensa o mesmo, só não tem a coragem. Todas passam pela mesma situação, mas eu não me calo, doa a quem doer. Se quiserem processar faço ‘vaquinha’ na internet e pagamos o processo”, afirmou Andrea.
(com g1)