Para a maioria empreendedores o ano de 2021 foi desafiador e de possíveis mudanças, devido ao reflexo da pandemia, como: adequação do atendimento online, operações em home office, entre outros ajustes necessárias. Infelizmente algumas empresas tiveram que fechar por inúmeros motivos, outras conseguiram sobreviver e, mesmo não sabendo lidar corretamente com a tecnologia, forçaram as melhorias dos processos e permanecem vivas.
As companhias que sobreviveram se adaptaram não apenas à tecnologia, mas também, às contratações, demissões e ajustes salariais, revisão de preços dos produtos e serviços. Porém, esse amoldamento estrutural de operações, podem causar a perda da essência de gestão idealizada e refletir nos resultados financeiros. No entanto, entendemos que operações são extremamente importantes antes e, até mesmo, depois do efeito de qualquer mudança planejada ou forçada.
Citar a realidade da “pandemia” é uma solução encontradas por determinadas corporações por atrasos de entrega ou lentidão nos serviços. Porém, para algumas empresas, que fecharam nesse mesmo período, talvez a causa não tenha sido somente a pandemia, mas sim a falta de gestão estratégica e transparência nesse processo difícil. Independentemente de qualquer coisa, os resultados são conseqüências de acertos, falha ou falta de gestão empresarial. De qualquer forma, é necessário tempo para uma adaptação correta a esse novo normal e corrigir o que precisa ser corrigido e “ponto final”.
Considere que as mudanças vão permanecer para quem trabalha ou não com a internet, para quem escolheu adequar ou não o estilo de atendimento, seja por pandemia, aumento exorbitante das vendas online ou falta de vendas e, principalmente, por falta de uma gestão empresarial inteligente.
Já quero adiantar que os processos de gestão para 2021 precisam ser diferentes. Considere em seu radar todas essas adequações, pois diversos mercados estão seguindo em frente para não perderem sua fatia do mercado com metas mais agressivas impostas a seus times operacionais para saírem da rotina e comodismo. Enfatizo, porém, que a qualidade do processo de gestão de todas as operações é essencial nos bastidores desse grande show.
Talvez você entenda isso como algum tipo de certificação, gestão de qualidade ou sucesso do cliente, mas, calma, saiba que é necessário um planejamento para que a gestão seja eficaz e inteligente. Sem as desculpas se tem recursos ou não; se tem pessoas capacitadas ou não; se tem concorrência forte e ativa ou não. As empresas de sucesso estão se adequando a um novo modelo utilizando processos de gestão.
Para uma gestão inteligente três pontos são fundamentas: garantir bom atendimento e a satisfação dos clientes, pois sem ele, não existe sucesso na empresa. Após isso, a melhoria deve ser levada aos processos, revendo as etapas operacionais, verificando quais ações são necessárias retirar e complementar, para que todos os departamentos andem juntos, em harmonia. Para uma empresa funcionar bem precisa de: um plano de negócios; gestão de marketing e vendas; planejamento estratégico; estratégias de negociação; organização; processos e tomada de decisões; gestão de produtos e serviços e, claro, a parte financeira é também extremamente importante.
Os melhores resultados serão obtidos em 2021 desde que os processos de operações, das hierarquia, as operações e os resultados, sejam revistos e aperfeiçoados. Inicie o novo com uma gestão empresarial inteligente para ter uma gestão de processos planejada, bem executada por seus colaboradores, garantindo a essência de seus idealizadores e gerando, continuamente, valor percebido por seus clientes.
*Flávia Caetano é diretora e fundadora da FC Soluções e consultora especializada em Diagnóstico Empresarial e na otimização dos Resultados Organizacionais