De acordo com levantamento realizado pela empresa de consultoria IDC Brasil, as vendas de celular no país cresceram 10% entre julho e setembro de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. A pesquisa aponta que foram comercializados, no terceiro trimestre do ano passado, 13,4 milhões de smartphones e 745,2 mil feature phones (aparelhos com menos recursos), somando R$ 20,5 bilhões no período – um crescimento de 48% na receita.
O auxílio emergencial, benefício do governo federal para amenizar a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 – com pagamentos variáveis entre R$ 300 e R$ 600 -, é apontado como uma das razões para o aumento das vendas. Segundo a IDC, cerca de 15% dos brasileiros contemplados utilizaram o dinheiro para adquirir um celular; entre os aparelhos mais procurados, foram identificados modelos com preço final de até R$ 1 mil.
“Obviamente havia pessoas em situação mais vulnerável que destinaram o auxílio para bens de primeira necessidade; comida, por exemplo. No entanto, uma parcela destinou parte do valor para esses eletrônicos”, declarou o analista de pesquisa da IDC, Renato Murari Meirelles, que apontou a “demanda reprimida” como outro motivador do crescimento: “A demanda que estava reprimida nos meses de abril, maio e junho, por conta do fechamento do comércio [medida de combate à pandemia em algumas cidades do país], foi retomada de julho a setembro”.
Entre as razões específicas das compras, também estão necessidades vinculadas às restrições de distanciamento social contra o alastramento da doença, como a participação em aulas transmitidas virtualmente e videoconferências profissionais, além do consumo de serviços de streaming, outra tendência alavancada pela pandemia.
O relatório da IDC utilizou como base o Índice de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e o aumento de arrecadação do Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI), além de dados divulgados por uma fabricante de celulares cujo nome foi mantido em sigilo.
A empresa ainda não tem disponíveis as informações referentes às vendas no último trimestre de 2020.