Muito antes de virar tendência ou o termo da vez, a expressão “transformação estratégica” vem sendo estudada há anos pelo professor Silvio Meira, que lança nesta terça-feira (28), na plataforma de livros digitais Kindle, a obra resultante desses esforços: “O Que é Estratégia?” (Paradoxum), que ganhará edição impressa na segunda quinzena de outubro.
Se para muitos falar em estratégia pode soar um tanto subjetivo, o cientista e doutor em Ciência da Computação busca, nas suas palestras, apresentações e textos, trazer o tema para o mundo real, tangível, palpável, de modo a abrir um canal de diálogo que vá além da academia e dos “boards” das grandes corporações, como aquelas cujos conselhos de administração ele mesmo integra.
“Quando Kennedy, em 1961, definiu que os americanos seriam os primeiros a chegar à Lua, não existia nem projeto da NASA. No entanto, oito anos depois, esse objetivo foi alcançado”, exemplifica o professor. “Naquele momento, pousar na Lua era só uma aspiração. Tornou-se realidade a partir do momento em que se traçaram estratégias claras para construir as capacidades necessárias para esse objetivo”, complementa.
Meira costuma usar esse exemplo para “quebrar o gelo” sobre o tema. Mas a abordagem no livro é bem mais densa e complexa. “E é assim de propósito”, provoca. “A ideia é fazer com que as pessoas mergulhem em profundidade, se sintam desafiadas a estudar mais sobre a questão (no próprio livro e a partir dele)”, continua o pesquisador, segundo o qual, sem uma boa estratégia, “qualquer empresa é uma forte candidata a ser mais uma no imenso cemitério de CNPJs que tanto assombra gestores país afora”.
Organizado em 21 tópicos ao longo de 150 páginas, o livro se propõe a abordar a questão colocada em seu título, criando, segundo Meira, uma possível resposta que, “se tratada como um código, pode ser usada efetivamente por qualquer instituição ou empresa, em qualquer contexto, para criar estratégias verdadeiramente transformadoras”.
Nascido em 1955 em Taperoá (PB), Silvio Meira é professor extraordinário da cesar.school e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É um dos fundadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), do Porto Digital, onde preside o Conselho de Administração, além de ser cientista-chefe da Digital Strategy Company e membro dos conselhos da CI&T, Magalu, MRV, BBCE e TEMPEST.
Ele já assinou mais de trezentos artigos científicos e outras centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto na economia, sociedade, negócios e pessoas. Também é autor do livro “Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil”, publicado em 2013 pela Casa da Palavra.
Clique aqui para adquirir “O Que é Estratégia?”.