A companhia de origem espanhola Cabify, concorrente de plataformas como Uber e 99 no setor de mobilidade por transporte particular, anunciou nesta sexta-feira (23) que irá encerrar suas operações no Brasil em 14 de junho.
Em comunicado divulgado por seus canais nas redes sociais, o serviço informou que a decisão considera problemas de rentabilidade em meio à crise atual, que causou a queda de seu público nas oito cidades brasileiras onde está presente – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e São Paulo (SP).
“A empresa de mobilidade ressalta que o mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise socioeconômica local causada pela Covid. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil”, explicou a Cabify, que chegou ao país em 2016 e, em 2017, adquiriu o aplicativo brasileiro Easy Taxi, um dos pioneiros do setor, buscando estender sua cobertura por meio da adesão de taxistas.
Ainda segundo a empresa, a situação do Brasil destoa do que tem ocorrido nos outros países onde opera – Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai. “Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020. Além disso, em alguns mercados, 100% da demanda foi reativada durante os primeiros meses de 2021”, revelou.
Conhecida por exigir carros mais sofisticados e cobrar tarifas normalmente mais caras que aquelas dos apps rivais, a Cabify já enfrentava dificuldades em atrair novos motoristas e usuários e se expandir para mais regiões do país.
(com informações de O Globo e UOL)