O preço da Dogecoin saltou quase 68% nesta quinta-feira (4), de acordo com a agência de notícias Reuters, após o bilionário Elon Musk ter comentado sobre a criptomoeda em sua conta oficial no Twitter. O dono da Tesla começou escrevendo simplesmente “Doge”, junto à imagem de um foguete em direção à lua, e acrescentou em seguida: “Dogecoin é a criptomoeda do povo”.
Segundo o site especializado Coindesk, a moeda digital disparou 67,99%, chegando a US$ 0,05. Baseada no meme “Doge”, popularizado na internet pela imagem de um cachorro da raça Shiba Inu, a Dogecoin surgiu em 2013 apenas como uma crítica bem-humorada ao mercado das criptomoedas.
As próprias postagens de Musk, que incluíram uma montagem inserindo seu rosto e o do cão “Doge” em uma cena da animação “O Rei Leão”, ressaltaram o teor descontraído de seu apoio à criptomoeda. “Sem altas nem baixas, apenas Doge”, continuou o empresário, cujos comentários na rede social, onde soma mais de 45 milhões de seguidores, já impulsionaram ações de empresas como Etsy, CD Projekt e GameStop – na recente alta histórica dos papéis da varejista norte-americana de games, um movimento que também catapultou o valor da Dogecoin.
Em entrevista recente à plataforma de podcasts Clubhouse, o magnata já havia esclarecido que suas menções à Dogecoin são somente piadas, como a própria natureza desta. “O resultado mais divertido e irônico seria a Dogecoin se tornar a moeda mundial no futuro”, declarou.