Os empregados do Facebook receberam uma nova ordem: fazer o feed do app parecer mais com o TikTok. O site The Verge teve acesso a um memorando interno da empresa em que o executivo da Meta responsável pelo Facebook, Tom Alisson, explicava aos funcionários que o aplicativo recomendará fortemente as postagens independentemente de onde eles vêm, como o Tiktok. Elon Musk, que recentemente comprou o Twitter, falou a seus funcionários que ele também quer que seu app seja mais parecido com “o aplicativo vizinho”.
As mudanças mostram a ascensão do TikTok, que rapidamente se tornou um desafiante legítimo ao domínio nas mídias sociais mais antigas. O assunto foi abordado em um episódio do Café com ADM.
Os executivos estavam acompanhando de perto os movimentos do TikTok e ficaram preocupados com o fato de não estarem fazendo o suficiente para competir. Em conversas com o CEO Mark Zuckerberg no início deste ano, eles decidiram que o Facebook precisava repensar completamente o feed.
O Instagram foi o primeiro a tornar seu feed mais parecido com o aplicativo chinês, já que seu foco está na divulgação de Reels. O mesmo é esperado do Facebook pelos executivos. O crescimento da primeira rede social de Zuckerberg anda estagnado e os diretores esperam que as novas mudanças atraiam os jovens de volta. Dentre as alterações está a reunião do Messenger e o Facebook novamente, imitando a funcionalidade de mensagens do TikTok.
Este momento de cópia é semelhante a quando o Facebook copiou o Snapchat, contudo, desta vez, as apostas são indiscutivelmente maiores.
“O risco para nós é descartarmos isso como não sendo valioso para as pessoas como uma forma de comunicação e conexão social e não evoluirmos”, comenta Tom Allison no memorando aos funcionários do Facebook.