As importações e exportações afetam a economia brasileira, então é importante que as empresas conheçam os principais parceiros comerciais do Brasil, já que eles exercem um papel fundamental para o mercado do país.
Em 2019, foram USD 225,4 bilhões exportados, enquanto a importação foi de US$ 177,3 bilhões, garantindo um saldo comercial de USD 48,1 bilhões.
Portanto, os profissionais e empresas que trabalham com foco no mercado internacional precisam acompanhar os dados do Brasil para identificar oportunidades e conseguir um bom desempenho.
Neste conteúdo, você entenderá quais são as vantagens de importar e exportar produtos e serviços, quais são os principais parceiros comerciais do Brasil e como garantir as melhores condições nas transações internacionais referentes às negociações. Acompanhe!
Vantagens de importar e exportar produtos e serviços
Ao analisar os parceiros comerciais do Brasil, muitas empresas enxergam um mercado promissor para começar a exportar, além de ter oportunidades para encontrar produtos e serviços no exterior. Essa é uma oportunidade interessante para expandir as relações comerciais. Algumas vantagens da exportação para os negócios são:
- aumento da produção;
- diversificação do mercado;
- crescimento empresarial;
- criação de reputação internacional;
- acesso a incentivos fiscais;
- modernização do negócio;
- incentivo às melhorias internas e qualidade dos produtos e serviços.
Por outro lado, a importação também proporciona algumas vantagens para as empresas brasileiras. Conheça as principais e entenda por que vale a pena investir nessa prática:
- preços atrativos para produtos de maior produção no exterior;
- acesso a produtos e serviços diferenciados;
- diferencial competitivo perante a concorrência;
- tempo de importação em comparação à fabricação nacional.
Contudo, se você pretende entrar no mercado internacional, é preciso fazer um bom estudo a respeito dos interesses internacionais e o público que você pretende alcançar. Uma dica é pesquisar os produtos mais importados por país, a fim de identificar aqueles com maior potencial para a sua empresa.
Com base nisso, é possível desenvolver um planejamento estratégico para determinar metas e criar um bom plano de ação. Em complemento, é preciso pesquisar os incentivos fiscais e medidas necessárias para exportar ou importar seguindo a legislação, com o recolhimento de tributos e realização de outros procedimentos exigidos.
Esse é um cuidado essencial para que a empresa não sofre prejuízos como o impedimento de envio ou recebimento de mercadorias, a aplicação de multas ou ações judiciais devido às irregularidades.
10 principais parceiros comerciais do Brasil
As parcerias sofrem alterações devido ao cenário econômico, mas o Comex Stat, um sistema de consultas sobre os dados de comércio ao exterior, divulga as informações detalhadas sobre o tema. Considerando o ano de 2019 e o primeiro semestre de 2020, os 10 principais países parceiros comerciais do Brasil são:
1. China
A China é o principal parceiro comercial do Brasil, tanto em importação, quando em exportação. Ela é a segunda maior economia do mundo e é conhecida pelo seu constante desenvolvimento, com foco em atingir o primeiro lugar no ranking.
No primeiro semestre de 2020, o Brasil exportou mais de USD 34 bilhões para o país. No mesmo período, a importação da China de produtos brasileiros foi de USD 16,7 bilhões, fazendo com que o país seja um dos principais investidores.
2. Estados Unidos
Os Estados Unidos são conhecidos por serem a maior economia mundial e tem relações importantes com o mercado brasileiro. Com o total de USD 10 bilhões em exportação e USD 13,2 bilhões em importação, até junho de 2020, o país se mantém constante no ranking como segundo principal parceiro comercial do Brasil.
3. Holanda (Países Baixos)
As mudanças no mercado que aconteceram em 2019 e 2020 fizeram com que a Holanda alcançasse o terceiro lugar entre os parceiros comerciais do Brasil na exportação. Em 6 meses, foram USD 4,2 bilhões resultantes da exportação. Por outro lado, o Brasil não é um grande importador do país. Até junho de 2020, o total de importação foi de USD 647 milhões.
4. Argentina
Além de ser um país vizinho, a Argentina tem um papel importante para o mercado brasileiro. Com um desempenho de USD 3,7 bilhões tanto em importação, quanto em exportação no primeiro semestre de 2020, isso demonstra que essa é uma parceria fundamental para o mercado.
Entretanto, vale ressaltar que a crise do país em 2019 reduziu as negociações internacionais — antes, a Argentina ocupava o terceiro lugar no ranking de maior exportador e importador do Brasil.
5. Espanha
A Espanha é uma das principais economias da Europa e se destaca nas relações comerciais com o Brasil, que estão em crescimento desde 2016. Com USD 2,1 bilhões importados, o seu papel é de grande relevância para o nosso mercado, que também já importou cerca de USD 1,21 bilhão no primeiro semestre.
6. Alemanha
A Alemanha é conhecida pela exportação de carros e peças de veículos, além de medicamentos e meios de transporte aéreos. O Brasil é um dos grandes importadores — totalizou USD 4,5 bilhões em importação, enquanto exportou USD 1,94 bilhão para o país. Esses números demonstram a importância da parceria comercial entre as nações.
7. Japão
Com USD 1,82 bilhão de importações em 2020, o Japão desenvolveu diversas parcerias comerciais com o Brasil. Em contrapartida, importamos mais de USD 1,91 bilhão de produtos do país. Assim, ele também conta com uma boa representatividade para o mercado brasileiro. Parte do crescimento dessa relação comercial é decorrente de negociações internacionais entre os países.
8. México
Outro parceiro comercial constante é o México — foi o 7º maior importador do Brasil em 2019, mas caiu para a décima posição no primeiro semestre de 2020. Com um total de USD 1,72 bilhão em importações, ele conseguiu exportar USD 1,54 bilhão para as empresas brasileiras. Vale destacar que existe um acordo de livre comércio entre os países, criando condições mais favoráveis.
9. Canadá
O Canadá é a 11ª economia do mundo e se destaca como parceiro do Brasil. Em 2020, foi responsável por USD 1,86 bilhão das exportações. Foi um aumento de 18% em relação ao ano anterior, o que garantiu que o país ficasse entre os 10 principais parceiros no ano. Aqui, vale ressaltar que as empresas brasileiras importaram USD 934 milhões.
10. Singapura
Em 2019, o país não ficou entre os 10 maiores importadores do Brasil, mas foi responsável por USD 2,9 bilhões das nossas exportações. No mesmo período, importamos USD 633 milhões.
Porém, no primeiro semestre de 2020, Singapura se tornou o 6º maior importador, sendo que importou USD 2 bilhões do mercado brasileiro e exportou USD 315 milhões para o Brasil.
Produtos mais exportados pelo Brasil
O Brasil exporta diversos produtos, sendo os principais a soja, o petróleo e o minério de ferro. O levantamento feito sobre o ano de 2019 e o primeiro semestre de 2020 mostrou que os produtos mais importados por outros países foram:
- soja;
- óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos;
- minério de ferro e seus concentrados
- carne bovina fresca, refrigerada ou congelada;
- carnes de aves e suas miudezas comestíveis frescas, refrigeradas ou congeladas;
- açúcares e melaço;
- celulose;
- farelo de soja;
- milho não moído, exceto milho doce;
- café não torrado;
- óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos.
Produtos mais importados pelo Brasil
A importação de parceiros comerciais do Brasil é predominante no setor de indústria e transformação de produtos. Alguns dos produtos com maior volume de compras em 2019 e 2020 são:
- plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes;
- adubos ou fertilizantes químicos;
- óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos;
- obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns;
- equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios;
- medicamentos e outros produtos farmacêuticos;
- partes e acessórios de veículos automotivos.
Como enviar e receber pagamentos em transações comerciais com o exterior
Se a sua empresa pretende expandir a atuação e trabalhar com exportação para aproveitar os parceiros comerciais do Brasil, é importante saber como enviar e receber os pagamentos. O mesmo acontece quando você pretende adquirir produtos do exterior.
Encontrar a melhor forma de lidar com as obrigações financeiras é uma dificuldade comum, principalmente, considerando a necessidade de negociar com outras moedas e receber ou enviar valores para outros países. Diversas instituições financeiras oferecem o serviço, mas as taxas cobradas e o câmbio utilizado encarecem a transação, reduzindo a margem de lucro da empresa.
Para garantir o melhor custo-benefício, a empresa pode se cadastrar na Remessa Online. Todo o processo é feito pela internet e, após validar o registro, o procedimento é simples: basta seguir o passo a passo da plataforma para concluir as operações. Os custos são estes:
- conversão da moeda utilizando o câmbio comercial do momento da transação;
- Imposto sobre Operações Financeiras de 0,38%;
- taxa fixa de 1,3% do valor da transferência;
- tarifa de R$ 5,90, dispensada em transações de R$ 2.500 ou mais.
Depois de conhecer a lista com os principais parceiros comerciais do Brasil, os produtos mais negociados com o exterior e as dicas para enviar ou receber dinheiro do exterior com as melhores taxas, esperamos que fique mais fácil para expandir o seu negócio e aproveitar essas oportunidades.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para acessar o site da Remessa Online e aprender mais sobre como fazer transações internacionais, com as melhores condições do mercado!