O sucesso dos programas de MBA, conhecidos por Pre-experience, na Europa e Estados Unidos chamou a atenção de instituições brasileiras, gerando uma demanda crescente por cursos especialmente desenvolvidos para jovens profissionais. O Pre-experience é um pouco diferente dos programas de MBA, em que comumente há necessidade da experiência profissional prévia
O MBM da FGV EAESP, assim como o Pre-experience, também é marcado pela formação generalista, sem a necessidade de experiência profissional e o estágio inicial da carreira do estudante. Nesse Projeto de Programa do MBM, aparecem com destaque os objetivos de aprendizagem do curso.
“No MBM, o aluno tem uma visão completa das várias áreas de gestão. É uma oportunidade ímpar para quem quer realmente estudar administração com seriedade”, afirma o Professor Luis Henrique Rigato, coordenador do MBM.
As diversas disciplinas que compõem o programa contribuem para o cumprimento dessas metas, que devem ser alcançadas por conhecimentos, atitudes e habilidades abordadas no curso.
“Eu acredito que as escolas de negócios têm um desafio muito grande, no sentido de formar uma classe de líderes no novo ambiente de negócios. Ter cursado o MBM na FGV EAESP ajudou muito no meu desempenho profissional”, explica Lucas Marquiori, ex-aluno do curso.
Durante o programa, são realizadas avaliações, como representadas na figura abaixo:
O MBM apresenta a “Avaliação triangular”, um método inovador que consiste nos seguintes pontos:
1 – Toda aula é avaliada de acordo com os critérios de um técnico da coordenação que acompanha os alunos. O Teacher Assistant é um estudante de doutorado da EAESP que auxilia na avaliação do professor e no conteúdo da matéria, promovendo uma espécie de auditoria de qualidade de cada aula.
2 – É o próprio aluno quem faz a avaliação da sua aprendizagem e do corpo docente, ao final de cada disciplina.
3 – A cada semestre, a aprendizagem dos alunos e o corpo docente são avaliados pela coordenação.
Graças à metodologia de ensino inovadora, o MBM da FGV EAESP é reconhecido como um programa que preza pela qualidade de aprendizagem do aluno, comprovado por todos que tiveram contato com o curso.