A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a única companhia de transporte aéreo comercial listada entre as melhores do mundo no Travelers Choice, relação divulgada pela Trip Advisor com base nas avaliações de clientes. A empresa aparece em 7º lugar, à frente da Air New Zealand e All Nipon Airways (ANA).
O Travelers Choice engloba outras nove categorias além das companhias aéreas — como restaurantes, museus, hotéis, praias e destinos turísticos. O principal critério de classificação são as opiniões dos usuários dos serviços na plataforma Trip Advisor. O Brasil se destaca em apenas quatro rankings e não é elencado coBrasil se destaca em apenas quatro rankings e não é elencado como um dos melhores destinos para visitação.
A Azul também se destacou como a melhor companhia aérea da América Latina e como a melhor companhia aérea de pequeno porte, à frente da Gol, sua principal concorrente e líder do mercado brasileiro.
A Azul foi fundada em 2008 e é a terceira empresa aérea do Brasil em número de passageiros, atrás da Gol e da Latam. No entanto, é a que tem apresentado maior crescimento — apenas em agosto, o crescimento na demanda da companhia foi de 32,3%, contra 11,7% da Gol e 9,6% da Latam. No mês, quase 8 milhões de passageiros usaram o modal aéreo de transporte. Os dados são da ANAC.
Expectativa de bons resultados financeiros
Tanto a Azul quanto as demais companhias aéreas nacionais devem obter resultados financeiros superiores aos das demais empresas do setor na América Latina. De acordo com a firma de avaliação de risco Moody’s, apesar da instabilidade cambial e do impacto do preço dos combustíveis nos lucros, as organizações reagiram bem ao cortar custos e cobrar por determinados serviços oferecidos durante os voos.
Além disso, a saída da Avianca do mercado brasileiro abriu espaço no mercado e ampliou a possibilidade de reajustes mais ousados nos preços das passagens e serviços. A expectativa é que a Azul feche o ano com uma margem de lucro de 15% a 20%, segundo a Moody’s.