O comércio está cada vez mais globalizado e sem fronteiras, o que amplia consideravelmente as oportunidades de novos negócios, favorecendo o mercado interno brasileiro.
Mesmo com variações, como câmbio e tributação, ampliar a área de atuação e explorar o mercado internacional, pode ser uma excelente alternativa para aumentar as chances de sucesso.
Pensando nisso, você sabe como vender para o exterior? É natural ter dúvidas sobre o assunto ao cogitar essa hipótese. Confira neste post, informações importantes para planejar o processo de venda fora do país, da melhor forma possível!
Quais os benefícios de comercializar com o exterior?
Muitos empreendedores brasileiros, independentemente do porte e segmento, sofrem com as instabilidades do mercado e, ao mesmo tempo, desenvolvem estratégias para superar e continuar crescendo.
No entanto, o mercado interno pode não ser suficiente para alcançar os objetivos, sendo necessário considerar explorar o comércio internacional, que aumenta significativamente as possibilidades de uma empresa.
Os benefícios de comercializar no exterior são inúmeros, e possibilitam maior estabilidade para o negócio. O momento econômico e político no Brasil, está favorável para buscar novas possibilidades, por isso, veja os benefícios de vender para o exterior!
Aumento das vendas
Ao iniciar as vendas no exterior você vai ter acesso a novos mercados, o que propicia um aumento nas vendas e nos resultados financeiros. Será como ampliar sua carteira de clientes.
Evidentemente, isso não acontecerá de forma imediata, pois se trata de um investimento a médio e longo prazo. Entretanto, após sua consolidação oferece resultados promissores.
Diminuição da dependência do mercado interno
Influenciada por diversos fatores, a economia brasileira é muito instável e isso torna todos os segmentos vulneráveis, até os mais consolidados. É um efeito que pode causar transtornos sérios às empresas.
Ao investir no comércio exterior, o seu negócio terá mais independência nas crises internas, proporcionando uma certa tranquilidade em momentos delicados — fundamental para manter a solidez.
Menores riscos
Quando a receita se expande, a empresa está menos exposta aos riscos comuns no mercado, por não ter os recursos centralizados. Assim, se uma área de atuação está passando por uma crise, as outras podem manter o bom funcionamento.
É natural que os impactos na economia aconteçam de forma aleatória em cada país, com isso, atuando em diferentes mercados, você vai terá mais possibilidades de vencer períodos de crise.
Incentivos fiscais
Algumas empresas que exportam, podem ter incentivos fiscais, dependendo da sua atividade e produto. Isso inclui um tratamento fiscal diferenciado para alguns tributos, porém, é fundamental ter apoio profissional para interpretar a lei e concluir se realmente terá isenção ou imunidade. Alguns impostos aplicados são:
- imposto sobre Produtos Industrializados — IPI;
- imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços — ICMS;
- contribuição para o Financiamento da Seguridade Social — COFINS;
- imposto de Exportação — IE;
- contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Vender online
A tecnologia oferece vantagens incríveis e uma delas é a possibilidade de vender online, o que reduz os custos e agiliza os processos, além de tornar tudo mais fácil para vender no exterior.
Assim, o e-commerce está ganhando a preferência de compra das pessoas, por oferecer preços atrativos e melhores condições. Os benefícios são muitos e compensa analisar essa possibilidade, que é a tendência para o futuro.
Como iniciar um processo de venda para o exterior?
Ter um planejamento eficiente, é primordial para iniciar sua trajetória no comércio exterior, mas é preciso esclarecer as dúvidas, para garantir que tudo estará dentro da lei, de acordo com a realidade e suas pretensões.
Talvez pareça complexo, mas é mais simples do que você imagina, veja alguns passos importantes para direcionar as suas ações!
Faça uma planilha de gastos
O plano de negócios é a primeira etapa para iniciar o processo de venda no exterior, e deve ser elaborado com toda a atenção. É preciso relacionar todos os gastos necessários, para iniciar e manter o negócio, até surgir os primeiros resultados.
Faça uma planilha detalhada com todos os custos que poderão ser envolvidos no processo de início das vendas. Considere uma margem maior para ter segurança e garantir que não passará por apertos.
Regulamente todo o processo
Regularizar o processo de venda no exterior, é a parte que mais gera dúvidas, devido à variedade de requisitos e exigências de cada país, mesmo para o e-commerce — até a aplicação de impostos pode variar entre os países.
Busque informações sobre onde pretende comercializar, e compreenda os requisitos exigidos. Se possível, conte com apoio profissional para garantir que não haverá problemas fiscais.
Tenha uma logística eficiente
Uma logística eficiente é um diferencial competitivo expressivo para qualquer empresa, principalmente no mercado internacional, que é repleto de disputas acirradas.
Pesquise empresas que fazem entregas nos países que deseja vender, com boa reputação e eficiência. Evidentemente, é fundamental alinhar bom preço com menor tempo de entrega, para que seja vantajoso à empresa e aos clientes.
Desenvolva métodos de pagamento
Os meios de pagamento têm grande influência na decisão de compra das pessoas e para começar bem, faça uma pesquisa minuciosa sobre o método de pagamento preferido do mercado que deseja explorar.
Em muitos países, existem plataformas de pagamento que se destacam no mercado interno, é essencial considerar esse fator e oferecer a opção adequada para receber, inclusive, fazer transações internacionais.
Identifique um local viável
Vários aspectos retratam a situação e o perfil de compra do comércio em um país, e identificar o local ideal para divulgar os produtos, contribui para um início satisfatório.
Por isso, pesquise com calma e se informe sobre os indicadores financeiros, histórico e aspectos econômicos para identificar o local mais viável de vendas no exterior.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
Mesmo à distância, o atendimento ao cliente é muito importante para promover a satisfação e fidelidade. É preciso transmitir uma imagem de responsabilidade, ter um atendimento personalizado, dar atenção e retorno para garantir que a pessoa se sinta segura em procurar a empresa em novas compras.
Esse relacionamento é fundamental e vai assegurar que sua empresa tenha um marketing positivo, também por indicação. Afinal, o processo de vendas não é somente receber e enviar o produto ao consumidor, mas oferecer um bom pós-venda.
De atenção à tradução do idioma
As questões culturais são relevantes para seu comércio ser bem aceito em um país, e isso envolve a perfeita tradução do idioma. Se você não dominar a língua falada no país, procure meios para traduzir adequadamente.
Erros gramaticais podem refletir o despreparo ou desinteresse pelas questões locais, causando má impressão e afetando as vendas. Portanto, garanta que os anúncios e estratégias de publicidade estejam traduzidas corretamente, com uma linguagem adequada ao público-alvo e livre de erros.
Transações internacionais Remessa Online são ideais para quem deseja exportar
As transações internacionais fazem parte da rotina de quem tem negócios no exterior, e devem ser realizadas de forma eficiente e econômica, para favorecer o planejamento financeiro com taxas e tarifas menores.
A exportação de produtos ou serviços, é submetida a diversos impostos e taxas que interferem no valor final cobrado pela empresa. Devido a isso, ter melhores condições para recebimento de recursos no exterior, é fundamental para reduzir os custos e oferecer preços menores, atraindo mais clientes e se destacando no mercado.
A Remessa Online oferece condições exclusivas para alcançar seus objetivos e facilitar as movimentações internacionais. Credenciada pelo Banco Central do Brasil, é uma empresa segura e com grande experiência no mercado financeiro internacional.
Além de oferecer as melhores condições, com as taxas mais baixas do mercado para pagamentos no exterior e recebimento de valores internacionais, onde você pode economizar até 8 vezes, tudo é prático e livre de burocracias.
Por meio da plataforma digital 100% online, é possível pagar todos os custos que envolvem a operação de vender no exterior, com toda a comodidade e agilidade de processos concluídos em até 1 dia útil. Basta fazer um cadastro rápido da empresa no site da Remessa Online.
A única taxa que sua empresa paga na Remessa Online é de 1,3% sobre o valor da transação de envio de dinheiro para o exterior, sendo que no recebimento na conta não é cobrado nenhuma taxa — um serviço virtual beneficiado pela tecnologia.
Vender para o exterior é um grande passo que proporciona uma experiência única para qualquer empresa, principalmente nos dias atuais onde a tecnologia e processos online facilitam o acesso e o relacionamento.
Como você percebeu, vale a pena explorar o mercado internacional para vendas e com as parcerias certas, ampliar os horizontes alcançando excelentes resultados. Acesse o site da Remessa Online para conhecer melhor sobre os serviços financeiros úteis nesse processo!