Como um blog pode alavancar as vendas de final de ano no e-commerce?
Apostar em conteúdos diferenciados é uma ferramenta importante para ajudar os e-commerces a potencializarem as vendas nessa época do ano
Com a chegada das comemorações de final de ano, as expectativas para o faturamento do varejo – seja físico ou virtual- aumentam. Por isso, muitas empresas que vem apostando nas vendas pela internet (e-commerce), também investem em conteúdos diferenciados para blogs, com o intuito de chamar a atenção do cliente e possivelmente alavancar as vendas.
Para o especialista em SEO Eduardo Borges, fundador da empresa SEO Comprovado, é fundamental que as empresas fiquem atentas ao mercado e busquem maneiras para aumentar a visibilidade na internet. “O blog é capaz de posicionar a marca como autoridade naquele mercado, por meio de conteúdos, artigos e notícias do setor que o público-alvo em questão esteja procurando”, diz.
O blog, de acordo com Borges, é uma opção para os clientes que buscam não apenas comprar, mas também encontrar histórias e exemplos que tenham a ver com o produto vendido. “Se você comercializa produtos para o cabelo, por exemplo, poderá criar conteúdos sobre truques para manter o cabelo hidratado”, exemplifica.
Abaixo, o especialista lista dicas para usar um blog a favor das vendas:
Fique atento ao layout
Para atrair o leitor e futuras vendas, é importante que o layout do blog esteja limpo, ou seja, sem a poluição de banners dos produtos por todos os lados. “Quando uma pessoa acessa o blog, está em busca de conteúdos para entender o que a empresa tem a dizer sobre temas de interesse. O excesso de informações comerciais gera impacto negativo na experiência do usuário”, explica.
“Por isso, sugiro criar pequenas menções sobre os produtos que estão à venda para que, durante a leitura de cada artigo, o leitor possa clicar para conhecer o produto e, possivelmente, comprá-lo.”, acrescenta Borges.
Aposte em ferramentas de SEO
Para atrair leitores, já é sabido que um bom layout pode ajudar bastante, conforme citado acima. Porém, para aumentar o número de vendas, é necessário possuir um Call-To-Action (CTA) localizado no final dos artigos do blog. O CTA, nada mais é uma indicação do redator, que incentiva o visitante a tomar alguma ação – como por meio de um comentário para aumentar o engajamento, cadastrar o e-mail, ou até comprar o produto.
“Quando o visitante termina de ler o conteúdo, a opção mais óbvia é fechar a página e ir fazer outras coisas. Porém, se existir uma instrução clara do que ele deve fazer, isso aumentará o poder daquela publicação e, possivelmente, os lucros do e-commerce”, pontua.
Tenha um bom e-mail marketing
Essa é a peça fundamental, que deve estar presente em qualquer loja virtual. Uma forma de alavancar ainda mais as vendas é sempre captar o endereço eletrônico dos visitantes para, posteriormente, enviar e-mails ativamente, com o intuito da marca ficar conhecida por aquele consumidor.
“Outra opção é investir em campanhas de retargeting com o Facebook Ads, como forma de atrair pessoas que já viram o produto anteriormente. As chances de vender para essas pessoas são muito maiores do que vender para alguém que nunca tenha acessado aquela loja virtual”, salienta o especialista em marketing digital.
Abuse de expressões para atrair vendas
Para ter resultados financeiros através do blog, é importante criar também artigos focados nas pessoas que já estejam pensando em comprar o produto, ou ao menos, tentando entender melhor a respeito para decidir se vale o investimento.
Para buscar essa maior conversão em vendas provindas do blog, vale a pena criar artigos como “5 Melhores Perfumes Importados Para Homens” ou “Como Comprar Um Drone em 2019 (Passo a Passo)”.
“É muito comum na internet os blogs disponibilizarem conteúdos interessantes, mas que não atraem realmente o público que irá comprar, como: “A Verdadeira História Sobre a Origem Dos Perfumes” ou “Afinal, o que é um drone? Descubra tudo sobre essa câmera voadora.”, exemplifica Borges.
Ele ainda pontua que, quando estiver fazendo uma listagem do tipo “Os Melhores Produtos de maquiagem”, por exemplo, é importante eleger um deles como “o vencedor.” Isso tende a aumentar as conversões de venda, pois reduz o trabalho do leitor ter que escolher, e poder acabar ficando sem nenhum produto”, completa.
Aposte em uma plataforma mobile
Da mesma forma que a plataforma de e-commerce deve ser desenvolvida pensando nos usuários mobile, os conteúdos disponibilizados no blog também devem seguir o mesmo caminho. “Já foi comprovado que mais da metade dos acessos atualmente são realizados via smartphones ou tablets”, explica.
“Por isso, quando for analisar o layout da sua loja virtual, faça a verificação primeiro de como ele fica na tela do celular dos visitantes, e somente em segundo lugar, no computador”. “Seus visitantes vão agradecer pela melhor experiência, e seu carrinho de vendas também”.