Iniciar o ano com um novo emprego é o sonho de muitos brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o número de desempregados no mês de novembro País chegava a 12,5 milhões. Já entre os trabalhadores, 70% deles desejam mudar de emprego – dados são de um levantamento realizado pela Glassdoor, feito com 4.492 pessoas.
Para conquistar uma nova oportunidade em 2020, no entanto, é necessário estar de olho nas tendências do mercado de recrutação. De acordo com Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, as principais tendências giram em torno de inovações que unem tecnologia e inteligência artificial.
Neste cenário, candidatos podem esperar processos de seleção com ferramentas digitais de inteligência artificial, com processos que contam com gamificação e gerenciamento centralizado dos dados. Além disso, sistemas de automação de rotina do RH e ferramentas de análise de desempenho, diagnóstico de cultura e algoritmos para identificar fit cultural também já são adotadas pelas empresas.
“A área precisa dessas atualizações para deixar os processos tradicionais de lado para dar espaço a métodos muito mais eficientes tanto para o dia-a-dia de uma empresa, como para captação de novos talentos”, afirma Hupfer.
Tendências em vagas
Já em tendências sobre vagas, as principais áreas para ficar de olho no novo ano estão as de tecnologia, dados, compliance, experiência, qualidade de vida e saúde. Para auxiliar o candidato a buscar sua primeira oportunidade, se recolocar no mercado ou até mudar de emprego, confira algumas dicas:
- Tenha clareza do seu propósito de carreira, pesquise sobre as melhores empresas para sua área, remuneração e skills necessários;
- Foque no seu autodesenvolvimento: após descobrir os skills necessários, vá em busca de cursos, palestras ou ferramentas que o ajude a adquiri-los;
- Atualize seu currículo de forma dinâmica, destacando seus principais projetos de carreira;
- Atualize seu perfil nas redes sociais, algumas empresas já utilizam elas para entrar em contato, realizar marketing de atração ou até, para iniciar processos e analisar perfis;
- Entre em contato com grupos de WhatsApp e redes sociais;
- Faça uma lista de empresas dos sonhos e entre em contato com elas;
- Participe de eventos relacionados a sua área de interesse.