Dizer que o e-commerce ganha força a cada ano já não é segredo para ninguém. Praticidade, imediatismo e facilidade são alguns dos pilares que o diferenciam de outras modalidades de compra, conquistando usuários em todos os territórios.
Mas, para oferecer um ambiente de fato completo e intuitivo aos clientes, é necessário investir na transformação digital, implementando ferramentas, seguindo tendências de mercado e, claro, proporcionando uma boa experiência – para o lojista e para o cliente final. A junção desses elementos é um caminho certeiro para aumentar vendas, trazendo maior destaque e reconhecimento à marca.
Sendo assim, vamos entender mais abaixo como cada um desses elementos se destacam no e-commerce e como implantar eles no seu negócio:
Ferramentas online
Antes de iniciar o processo de complementar um e-commerce a uma marca, é preciso avaliar em qual plataforma colocá-la, quais são as ferramentas que ela precisa ter e qual é o seu objetivo para encontrar a melhor solução parceira.
Por sorte, atualmente contamos com uma vasta variedade de dispositivos tecnológicos que ajudam um e-commerce a crescer, desenvolver e vender mais. Eles são criados para sanar as necessidades dos empreendedores e se renovam a cada dia devido à forma de consumo, sempre em mutação, do consumidor.
Existem ferramentas para todo tipo de coisa, desde gestão até a implementação de estratégias de marketing. Procure identificar em qual situação a sua empresa se encontra e como implementar esses dispositivos ao seu negócio.
Tendências
Assim como o mundo de consumo muda a todo instante, as tendências do e-commerce se renovam a cada dia, trazendo uma necessidade grande para a PME se reinventar e tentar acompanhar as novas modalidades de vender.
Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro chegaram a R$ 53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021, e cresceram 31% em relação ao mesmo período em 2020. A tendência é que esses números só aumentem, fazendo com que mais empreendedores invistam no segmento.
Para acompanhar a movimentação do mercado, uma dica válida é ouvir o cliente, realizando pesquisas para entender sua satisfação, necessidades e o que deseja melhorar.
Além disso, o social commerce é uma das maiores tendências que temos atualmente, baseando-se nas pesquisas do produto antes da compra. Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que 90% dos brasileiros costumam pesquisar seus produtos antes de comprar. Ou seja, o social commerce é a direção para uma empresa: a partir da entrada nas redes sociais, muito utilizadas por todos clientes, é possível mostrar os produtos e serviços que um negócio oferece, dando ao consumidor o poder de saber todas as informações de que ele precisa antecipadamente.
Portanto, é importante a PME estar alinhada ao movimento phygital (ou omnichannel), que nada mais é do que a junção do digital e do físico, ou seja, mesmo que uma grande parte dos consumidores comprem pela internet, existe uma importante parcela que apenas busca produtos online, mas efetua a compra na loja física. Invista no seu e-commerce e torne ele atrativo.
Experiência do cliente
Ninguém gosta de navegar por um site que não é nem um pouco interativo, que demora para carregar ou é desorganizado. Cada vez mais a atratividade de um ambiente digital se torna necessária para que o cliente realmente conclua uma compra. Sendo assim, deve-se investir em design, fotos reais, descrições objetivas, conectividade e um ambiente organizado.
Proporcionar uma boa experiência para o cliente é primordial não só na execução do serviço ou na qualidade do produto. O contato já se inicia nas pesquisas sobre o que comprar e onde. A experiência, de modo geral, é relevante para o sucesso de uma empresa.
Investir em pesquisas com o consumidor e criar personas a partir delas te ajudará a entender quais são as dores do seu cliente e o que fazer para saná-las. Assim, você chegará de fato a realizar as vendas, além de criar uma relação sólida com aquele comprador.
Mostre para ele o quanto ele é importante e trate cada um com distinção; nem sempre as dores de um cliente serão as mesmas de outro. Invista também no pós-venda e saiba que a recompra é sempre possível se esse processo for bem sucedido.
* Thiago Mazeto é CEO da Tray, empresa especializada em e-commerce.
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