O que levou a mais popular plataforma de streaming do mundo a patrocinar um pequeno time de futebol do Maranhão?
Para os usuários mais assíduos das redes sociais, não é novidade que a Netflix costuma manter perfis muito ativos e bem-humorados em meios como Twitter e Instagram, aproveitando memes, assuntos do momento e personalidades da cultura brasileira para conquistar engajamento e empatia da audiência.
Uma das maiores provas do senso de oportunidade da empresa – e seu esforço contínuo em manter uma comunicação leve e jovial com os assinantes – foi a criação do Tudum, evento internacional para o lançamento de novos filmes e séries, batizado com a onomatopeia que os brasileiros atribuem ao efeito sonoro de sua vinheta de abertura.
E é uma semelhança fonética com o ruído emblemático da Netflix que levou a plataforma a se tornar patrocinadora master do Tuntum Esporte Clube, da cidade de Tuntum – a cerca de 370 km da capital maranhense, São Luís. Assim, o uniforme do time de futebol trará o logotipo da companhia a partir desta quarta-feira (16), no duelo contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil – ironicamente transmitido com exclusividade pelo serviço rival Prime Video, da Amazon, que tem os direitos de transmissão do torneio.
O acordo teria sido fechado, segundo a Netflix, após o Olé do Brasil, perfil de humor do Twitter, sugerir que a empresa apoiasse o Tuntum devido à similaridade com seu “tudum”. Porém, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, o diretor de marketing do clube, Marcos Vinícius, afirmou que já vinha negociando o patrocínio com a plataforma – que seguirá estampando o uniforme do Tuntum durante todo o Campeonato Maranhense, além da Copa do Brasil.
(com Na Telinha/UOL)