Criar um site para seu negócio é importantíssimo para expandir seu número de clientes e converter mais vendas com facilidade. Porém, criar um site pode sair bem caro com tantos recursos que temos que contratar, como serviço de hospedagem, domínio, templates etc.
Pela necessidade que o micro/pequeno empreendedor brasileiro tem de cortar gastos sempre que possível, viemos apresentar uma alternativa para que você obtenha um domínio para seu site sem pagar nada.
Quer saber como obter um domínio grátis e se vale a pena ou não gerar um para seu site? Então acompanhe o artigo até o final!
O que é domínio de um site?
Todos os sites precisam ter um nome para se diferenciar na internet. O usuário não pode correr o risco de clicar em um site que se chama “mcdonalds.com” e cair em um site de serviços de transporte, por exemplo. Não existem 2 McDonald’s.
E mesmo que existissem, o Google nos faria o serviço de não nos mostrar o resultado de um McDonald’s que não fosse a imensa rede de lanches americana. Isto porque o McDonald’s é uma rede de presença digital ultra-estabelecida, e provavelmente a secundária não teria 1% da fama e reconhecimento que a clássica McDonald’s tem.
Muito desta função vem do endereço do site, que é único, contém o nome da marca e evita qualquer símbolo ou palavra desnecessária nele. Uma vez que o endereço do seu negócio também contenha estas características, ficará difícil alguém “copiar” sua marca. Este “endereço” é o que chamamos de domínio.
Para obter um domínio para seu site, você precisa registrar um endereço em um servidor de domínios, e uma vez que o seu endereço esteja online, nenhum outro provedor poderá gerá-lo. A maioria das ofertas de domínio são pagas, mas você também pode fazer o registro de domínio grátis.
Vale a pena obter um domínio gratuito?
Em termos de finanças, vale sim. Mesmo que você crie um site barato, um domínio pode chegar a custar US$ 50,00 (dólares) por ano. Domínios gratuitos normalmente são 100% gratuitos por um ano e depois há uma taxa para continuar usando.
Porém, para quem está começando um negócio na internet, é justamente neste momento inicial que poupar gastos mais importa, pois o empresário estará com as contas apertadas, tentando garantir o sucesso do negócio recém criado. Depois de um ano, quando já estiver estabelecido, ter que pagar cerca de R$ 250,00/ano quase não faz diferença. Por isso, se você está montando seu negócio agora e precisa poupar algum dinheiro, vale a pena, sim, gerar um domínio grátis.
O grande contraponto para quem opta por um domínio gratuito é que você não conseguirá o mais tradicional endereço “.com” ou “.com.br”. Na prática, e-mails “.com” passam mais credibilidade e segurança para os usuários; porém, cada vez mais vemos alternativas de domínios que estão fazendo muito sucesso e que não perdem nesses pontos:
- .store / .shop (domínios para e-commerces);
- .tech (prestação de serviços de tecnologia ou venda de softwares);
- .space (para divulgar sites pessoais, portfólios, projetos, bandas e grupos musicais);
- .site/website (alternativa generalizadora para qualquer ramo).
Por fim, mesmo que você contrate um domínio “.com” hoje em dia, você também terá que renovar a anuidade da URL. Por isso, se o seu negócio se adequa dentro de alguma das alternativas acima, não hesite em registrar um domínio grátis.
Já que você está procurando por soluções para ter um site com mais facilidade, poupando o que for possível, confira também este artigo completo sobre hospedagem, sua lucratividade e custo-benefício.