Qual nome você lembra quando pensa em uma esponja de aço? Ou em hastes flexíveis com pontas de algodão para limpar os ouvidos? Pois é. Esse é o poder de um bom desenvolvimento de marca.
Criar algo que se destaque no mercado não é tarefa fácil, principalmente no ambiente online, onde ocorre uma disputa por atenção em todos os lugares.
Mas diante de um cenário onde cada vez mais empreendedores individuais surgem com ideias e prestações de serviços diversos, desenvolver uma marca é peça fundamental para o crescimento de cada empreendimento.
Gabriel Lira, empresário de Brasília, conhece bem os desafios de criação e desenvolvimento de marcas. Aos 33 anos, é sócio-proprietário da agência de comunicação, marketing e design Gruv, premiada pelo Colunistas em 2019 e 2020. Além de atender marcas consolidadas como Uber e Ambev, a agência fornece consultorias e serviços semestrais a pequenos empreendedores selecionados que não podem arcar com as despesas nesse primeiro momento.
Um dos fundamentos da construção de uma marca definiu o nascimento da Gruv: a demanda. Antes da agência, Lira atuava como designer e estrategista na Muv, marca de tênis que movimentou a moda em Brasília. Com os amigos Vinicius Matteo e Miguel Marinho, revolucionou a experiência de comprar calçados, oferecendo aos clientes a possibilidade de customizar os modelos.
A originalidade e a maneira como se comunicavam online despertou o interesse de outras marcas que buscavam as mesmas características para seus negócios. Compreendendo essa demanda e aproveitando essa procura, nasceu a agência Gruv.
“A Muv chamou a atenção de muita gente. Essa foi a nossa primeira empresa e ela rapidamente alcançou voos muito altos. Somos de Brasília, completamente fora do cenário de moda Rio-São Paulo e, mesmo assim, em menos de 3 meses fomos convidados para participar da Babilônia Feira Hype. Algumas pessoas acreditavam que a Muv era uma marca gringa e que teríamos assumido uma franquia, então isso diz respeito à qualidade que tivemos ao desenvolver todas as estratégias e entregas dos produtos”, relata.
O sucesso e a grande visibilidade da marca, atrelados a uma boa estratégia de comunicação, fez com que uma lista de clientes famosos usassem os produtos da Muv, como Tatá Werneck, Fábio Porchat e Thiago Martins.
Resultado: criação de outra empresa, a Gruv, premiação, atendimento a mais de 300 marcas, 70 colaboradores e projetos sociais a todo o vapor, mesmo durante a pandemia.
Nas redes sociais, Lira usa o espaço para compartilhar informações sobre o mundo do empreendedorismo, marketing e parte de sua rotina pessoal, com viagens e lifestyle.
Analisando este cenário, alguns passos importantes podem ser aprendidos com o empresário e colocados em prática para a construção e o desenvolvimento de sua marca:
1) Analisar o público-alvo e seus concorrentes
Uma boa estratégia precisa ser direcionada. Por mais que o seu produto ou serviço seja abrangente, mirar em um público-alvo é fundamental para iniciar e consolidar uma marca de sucesso. Assim como a construção da Muv, que focou em um público jovem e descolado, alcançou figurinistas da Globo, Gabriel Lira, por exemplo, ao desenvolver a Gruv, também direcionou a comunicação. Neste caso, para empresas que pretendiam utilizar o design e a tecnologia para alcançar clientes nas mídias sociais.
2) Definir o foco e a personalidade
Para você que pretende aprender sobre criação de uma marca, é fundamental buscar um foco e torná-lo a base de outros passos seguidos no decorrer do seu processo de criação.
Algumas perguntas podem ser respondidas para facilitar esse reconhecimento:
- Qual é o posicionamento de sua marca no mercado?
- Se a sua marca fosse um ser humano, como ele seria?
- Qual personalidade você acredita que ela teria no tratamento com seus clientes?
No caso da Gruv, Gabriel Lira deixa bastante claro em toda a vitrine da empresa. Além de desafiar o normal com serviços de comunicação, design e marketing, a agência se posiciona como uma fonte de resolução de problemas multidisciplinar para outras empresas que possuem a mesma sinergia. No caso, o posicionamento estabelece de forma clara o que você tem a oferecer, pois quando pensarem em contratar o seu produto ou serviço, você será sempre a primeira referência.
3) Escolher o nome de sua empresa
Uma marca de sucesso vai muito além do seu nome. Ela carrega qualidade na entrega dos serviços e reputação antes de qualquer coisa. Porém, escolher um nome com sabedoria é um dos primeiros grandes passos que você precisa seguir, pois terá interferência em diversas partes do seu negócio, como logotipo, domínio, marketing e registro da marca, se for o caso.
Pense em um nome comercial que seja difícil de ser confundido no mercado. Você pode inventar uma palavra ou unir conceitos diferentes para a criação. Siglas e abreviações também podem funcionar.
4) Criar seu logotipo
Essa é uma das etapas mais aguardadas e importantes para quem está iniciando o processo de criação de marca. O logotipo é a imagem que vai dar a cara para sua empresa e cada detalhe deve ter relação com a mensagem que a sua marca gostaria de transmitir. Você pode escolher um desenho abstrato, um ícone, um personagem, um letreiro, ou mesclar alguns elementos para o resultado final.
Na Gruv, por exemplo, a marca optou por utilizar o próprio nome, num layout preto e branco e uma fonte manuscrita. “A simplicidade é o último grau de sofisticação. A gente poderia ter várias cores no logo, mas acreditamos que o simples é mais difícil de se conseguir. Quando se chega no resultado, no campo visual, com quase nada, realmente é um desafio num mundo completamente poluído e denso de informações. A Apple, por exemplo, trabalha com esse conceito de deixar somente o essencial, e essa mensagem é realmente muito forte”, conta Gabriel Lira sobre o design do logo da marca.
Estudando a fundo cada um desses passos, você pode começar um caminho de sucesso no seu empreendimento. Acompanhe as dicas de profissionais nas redes sociais e invista um tempo de análise e estudo técnico para compartilhar sua marca e encontrar mais clientes.