Está pensando em abrir as portas do seu negócio no mundo digital? Esse projeto envolve a criação de um site bem estruturado para receber os clientes, com o objetivo de oferecer a eles uma boa experiência em todas as etapas durante a visita, desde a chegada até a efetivação de uma conversão – seja uma compra ou a realização de um contato. Para isso, é essencial saber como criar um site atrativo e funcional para o seu negócio.
Crie você mesmo: a receita é simples
Que tal você mesmo colocar a mão na massa e criar seu próprio site? Sim, isso é possível! E você não precisa ter conhecimento sobre a linguagem de programação ou competências de web design. Com as plataformas de criação de sites, independente de qual seja o segmento do seu negócio, as possibilidades são diversas. Desde uma loja virtual para comercializar seus produtos a um portfólio online exibindo seus trabalhos, acredite, está em suas mãos o poder de criação de um projeto que atenda às necessidades da sua marca.
Plataformas intuitivas
As plataformas de criação de site mais populares do mercado são desenvolvidas de modo a guiar o usuário intuitivamente no processo de criação. Na parte visual, diversos templates estão à disposição e podem ser personalizados conforme a necessidade. É possível simplesmente arrastar e posicionar os elementos no local desejado. Imagens e textos podem ser adicionados ou alterados rapidamente. E se houver a necessidade de assistência com qualquer questão, as plataformas dispõem de serviços de suporte.
Passos importantes na criação de um site profissional
Nós estamos aqui para te guiar em um caminho de sucesso na criação do seu site. Para isso, alguns passos essenciais precisam ser planejados antes de dar vida ao seu projeto:
Definição do objetivo
O que você pretende alcançar com seu site? É importante traçar um objetivo principal para desenvolver estratégias que promovam o atingimento deste objetivo definido. Nesse processo, é crucial que seu projeto permita tanto aos robôs do Google quanto aos clientes compreenderem rapidamente do que se trata seu negócio. Ter diversos objetivos principais pode acabar confundindo seu público, aumentando as possibilidades dele abandonar a página precocemente.
Escolha da plataforma de criação de sites
O mercado está repleto de opções de plataformas. Essa escolha é importante, portanto vale estudar as possibilidades e escolher a que melhor se adequa ao que você pretende desenvolver.
Definição do layout
Capriche na identidade visual, ela que compõe a personalidade do seu negócio. Para facilitar, diversos templates criados por designers profissionais estão disponíveis nas plataformas. A partir da escolha de um, é possível personalizar seus elementos.
Registro do nome de domínio
O nome de domínio se trata do endereço de um negócio na internet. Opte por criar um nome curto, simples e chamativo, para aumentar as chances de seu site se destacar. Esse nome é o que aparece na barra do navegador logo após o “www”.
Uma decisão acertada auxilia os motores de busca, como Google, Bing ou Yahoo!, por exemplo, a compreenderem do que se trata seu site, além de impactar positivamente seu SEO. Outro detalhe é que, após a definição do seu nome de domínio, você está apto a adquirir um endereço de e-mail personalizado para o seu negócio.
Preparação de uma estratégia de conteúdo
Preparar uma estratégia de conteúdo envolve todas as diversas maneiras de se comunicar com o público, como: textos, imagens, vídeos e demais elementos que façam parte da personalidade da sua marca. Por isso, é importante que ela seja homogênea e bem definida.
Priorização da usabilidade
Mais do que ter um site bonito, é necessário envolver os visitantes em experiências que os mantenham entretidos e navegando intuitivamente por seu espaço online. Isso diz respeito à usabilidade do site, que é tratada pela área de UX, ou User Experience (experiência do usuário). O objetivo é facilitar a navegação do cliente, proporcionando uma experiência positiva do usuário no site, o que pode contribuir para a conversão de novos visitantes em clientes.
Preparação do SEO
Uma otimização para motores de busca (SEO) bem estruturada aumenta significativamente as chances de seu negócio ser encontrado nos motores de busca. E uma maior visibilidade da sua página, consequentemente, vai resultar em mais tráfego para seu site. Mas essa estratégia requer paciência e persistência, pois os resultados dessa estruturação dependem de diversos fatores, e podem ser colhidos de médio a longo prazo. Um ponto chave de SEO é estar constantemente atento às atualizações dos buscadores, em especial o mais utilizado, o Google, que costuma renovar seus algoritmos frequentemente.
Otimização do site para dispositivos mobile
Os usuários de dispositivos como smartphones e tablets estão cada vez mais ganhando espaço na internet, por isso é importante otimizar a experiência de navegabilidade do seu site para esses dispositivos. Algumas plataformas de criação de sites já oferecem a possibilidade de gerar a versão mobile automaticamente, sem precisar construir uma estrutura do início.
Publicação do site
O caminho até aqui mostra os cuidados necessários nas diversas etapas de criação de um site, e eles não devem parar por aí. Mantenha-se atualizado das novidades, trabalhe para manter seu site sempre atual, e lembre-se de conectar ferramentas de monitoramento ao seu site para monitorar o desempenho do seu negócio.
A presença na Internet é imprescindível
Com a expansão e aprimoramento do ambiente virtual, se estabelecer na Internet já deixou de ser um diferencial, se tornando uma necessidade. Quem não aproveitar esse espaço e souber tirar bom proveito da tecnologia, pode estar deixando muitos negócios e clientes para trás. Mas não basta apenas construir seu negócio online, é de extrema importância estar atento às últimas atualizações da Internet, pois elas certamente irão afetar a performance do seu site, caso as adequações necessárias não sejam realizadas.