Cada vez mais profissionais especializados, com anos de carreira e experiência sólida, resolvem criar o próprio negócio e virar seu próprio chefe como forma de se destacar em um mercado competitivo e exigente. Uma das possibilidades mais indicadas para atingir esse objetivo é por meio da consultoria.
A consultoria nada mais é do que o serviço prestado por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. Geralmente, o trabalho do consultor é solicitado quando algum processo precisa ser aprimorado ou mantido em alto nível, ou quando algum problema deve ser solucionado.
O serviço prestado pelo consultor é, assim, temporário e executado por profissionais altamente qualificados, de forma atender a demanda de uma empresa ou de outro profissional. Você deve ter vastos conhecimentos na área que atua, pois o consultor identifica, analisa, interpreta e propõe soluções para os problemas encontrados.
Dentre algumas funções do consultor, estão:
- identificar ameaças;
- ajudar a prevenir e a corrigir problemas;
- elaborar diagnósticos e otimizar resultados;
- aconselhar mudanças;
- acompanhar as soluções implantadas.
É importante destacar que, enquanto consultor, você não vai atuar como um assessor ou coach. O trabalho do consultor é pré-determinado por um tempo específico, e envolve a identificação de um problema, a aplicação da melhor solução e a avaliação dos resultados.
Então, na hora de começar um negócio de consultoria, tenha em mente o que você vai ou não fazer. Geralmente, os clientes que procuram uma consultoria o fazem pelos seguintes motivos:
- busca de experiência e competência;
- prestação de serviços pontuais e objetivos para melhorar os processos da empresa;
- olhar crítico e imparcial, externo, que permite identificar os problemas com maior eficácia;
- oferta de conhecimentos e habilidades para a solução de problemas organizacionais e pessoais.
Ao iniciar seu trabalho na consultoria, deixe claro para o cliente (e para si mesmo!) que não há uma receita pronta e a empresa não vai mudar do dia para a noite. A consultoria é um trabalho de identificação e solução de problemas, que vai levar expertise para dentro da empresa aos poucos, melhorando os processos e conquistando a confiança de funcionários e gestores.
Cada empresa representa um novo desafio, e toda organização vai demandar seu próprio tempo, esforço e estratégias. Ou seja: na consultoria, cada trabalho é único.
Para tirar as principais dúvidas em relação à carreira e ao trabalho do consultor, elaboramos um guia para você que quer começar a investir nessa área.
Construindo a carreira de consultor
Muitos profissionais têm o conhecimento necessário em uma área para atuar como consultor, mas não possuem o know-how para começar o próprio negócio. Felizmente, alguns passos podem ser seguidos para quem quer começar sua trajetória na consultoria:
- Defina o modelo de negócio: escritório, home office ou coworking? Avalie as vantagens e desvantagens de cada modelo e adote o que mais se adequa às suas necessidades. Em qualquer situação, é preciso ter disciplina e manter regras rígidas – separando o ambiente pessoal do doméstico no caso do home office, por exemplo.
- Acerte os detalhes: defina o nome da sua empresa – se nome próprio ou fantasia -, e quanto vai cobrar pelo seu serviço. O valor dos honorários varia muito de acordo com a área de atuação da consultoria e a região de trabalho. Por isso, faça uma pesquisa com antecedência para conhecer o mercado da sua região.
- Estabeleça sua área de atuação: gestão empresarial, finanças, marketing, RH, processos: são várias as áreas possíveis de atuação do consultor. Defina o setor que você tem mais afinidade e conhecimento – afinal, é preciso ser um expert no assunto para prestar uma consultoria de qualidade.
- Faça parcerias: criar um network é essencial nessa área de atuação. Participe de encontros e congressos, seja proativo, escreva artigos e publicações, busque trabalhos ativamente: quanto mais pessoas conhecer, mais parcerias poderá formar.
- Divulgue seu trabalho: os clientes precisam ter conhecimento da sua consultoria. Prepare newsletters, mailings e informativos, fale sobre o que entende e exponha seus serviços. Com o tempo, parta para a divulgação na imprensa (com o auxílio de uma assessoria, por exemplo).
Implementando o processo de consultoria
Após estabelecer o seu negócio e conquistar os primeiros clientes, é preciso aplicar na prática o princípio básico da consultoria: encontrar um problema e oferecer a solução. O seu trabalho enquanto consultor envolve, assim, a partida de uma situação atual para uma situação desejável.
Alguns passos podem ajudar a implementar com sucesso o processo de consultoria:
- Identifique a situação atual: converse com o cliente e ouça atentamente suas queixas e pedidos desde o primeiro encontro. O cliente nem sempre pode falar sobre ou saber qual é o problema da empresa, então faça perguntas investigativas, reuniões e entrevistas para diagnosticar o problema com sucesso.
- Defina a situação desejada: estabeleça qual o cenário que deve ser alcançado ao final do processo. Tenha em mente que a situação desejada é sempre definida pelo cliente; o seu papel nesta fase é aconselhar e orientar.
- Defina o problema: o problema nada mais é que a distância entre a situação atual e a situação desejada. É a área onde o consultor deve agir e aplicar todo seu conhecimento de modo a corrigir e melhorar os processos.
- Pesquise as causas: procure responder às seguintes perguntas: por quê? Onde? Como? Quem? Seu trabalho é chegar à raiz do problema e, por isso, deve fazer um amplo trabalho de análise e interpretação de dados.
- Crie soluções: este é o momento de mostrar sua habilidade e criatividade. Defina qual a melhor alternativa e o caminho de ação a ser seguido para alcançar a situação desejada.
- Implantação e acompanhamento: por fim, coloque o projeto em prática e acompanhe os resultados. Esteja sempre atento às demandas do cliente e não tenha medo de fazer, se necessário, qualquer correção no plano de trabalho inicial.
Dicas para uma consultoria de sucesso
Ao longo de toda essa jornada, procure sempre se manter atualizado na área em que atua. O consultor deve ter uma postura proativa: quanto mais saber sobre o assunto, melhor.
O consultor também precisa saber ouvir. Ao chegar na empresa, você tem poucas informações sobre a cultura daquela organização. Então escute, estimule o diálogo, faça anotações e faça perguntas. Somente ao ouvir atentamente você vai construir uma visão global da rotina e dos problemas da empresa.
Estimule sempre a criatividade, a participação e desafie gestores e funcionários. Afinal, as soluções só podem ser implantadas com a participação de todos. O consultor deve ser o modelo para que as mudanças sejam implementadas, então dê o exemplo.
Por isso, o consultor deve sempre propor a adoção de novas práticas e sugerir novidades, incentivando a criação de projetos em grupos ou equipes e criando sistemas de reconhecimento e recompensa da inovação.
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