A roteirização faz parte da vida de todos: desde empresas que possuem frotas para realizar entregas ou prestar serviços até pessoas que pretendem, por exemplo, viajar com a família ou a trabalho.
Quando falamos no âmbito do comércio eletrônico brasileiro há quase um consenso: a logística é um dos principais problemas na operação das lojas virtuais. Isso porque a extensão territorial do Brasil, a dependência do transporte rodoviário, a falta de infraestrutura das estradas e o preço dos combustíveis são alguns pontos que interferem negativamente. Porém, mesmo com tantas dificuldades, é possível inovar e garantir que o processo seja cada vez mais inteligente e eficiente para os consumidores, principalmente quando se trata de last mile.
No varejo, de modo geral, a logística tem um peso grande, mais especificamente nas operações de e-commerce. Nestas, devem ser consideradas características únicas, como transportadores, fornecedores e operadores logísticos. No mais, há dois fatores que são de extrema importância:
- A loja opera 24 horas todos os dias da semana, tornando o produto mais exposto, aumentando a possibilidade de compra a qualquer momento.
- É necessária uma redução no tempo de entrega, já que o consumidor espera receber o quanto antes seu pedido. Sendo assim, o varejo on-line precisa entregar de forma eficiente e rápida para oferecer ao consumidor a melhor experiência de compra.
Sabendo disso, outros aspectos complementam a gestão no e-commerce e devem ter a atenção dos gestores:
- Tempo de trabalho manual dedicado: quanto menos tempo dispensado para atividades que podem ser automatizadas, mais ganho de eficiência e produtividade à equipe.
- Atendimento aos anseios de clientes: construir uma estrutura que atenda às especificidades de cada cliente, proporcionando uma experiência exclusiva.
- Tipo de transporte: é planejado de acordo com a região atendida. Podem ser utilizados desde caminhões até vans para concretizar a entrega ao cliente.
- Janelas de recebimento: adequar a operação de entrega aos prazos estabelecidos na venda para o cliente final.
- Planejamento de melhor perfil de frota: dividir as zonas de cobertura e traçar as rotas de acordo com a demanda, para que haja maior rapidez de entrega e menos equipes nas ruas.
- Cálculo de frete: é baseado de acordo com a demanda para a região estipulada e o tempo de entrega.
- Redução do custo operacional: ao automatizar a operação, o custo tende a cair, uma vez que há maior efetividade nas entregas, com redução de veículos nas ruas.
Ao automatizar a operação, a loja virtual proporciona maior experiência ao seu cliente. Compartilho a seguir como a logística impacta na retenção dele.
A logística e o consumidor
Ao focar no consumidor, é crucial que o administrador do e-commerce compreenda a logística como um todo. Ela será a responsável, não só por uma entrega eficiente, que é o objetivo principal e final da operação, mas também por garantir que o estoque esteja atualizado, os dados informados no cadastro do cliente estejam corretos e que o prazo de entrega esteja adequado para o destino do comprador.
A logística engloba todas essas ações, as quais influenciam diretamente no funcionamento completo da cadeia de vendas. Uma vez em estoque, o produto estará disponível para que o cliente efetue sua compra.
Assim, existem três pontos de atenção para investir recursos e tempo. O primeiro é o armazém. Se ele for organizado e eficiente, o processamento do pedido e o processo de entrega serão mais ágeis e eficientes. É preciso levar em consideração variáveis importantes, tais quais: validade, embalagem e condições de armazenamento.
Em segundo lugar está a entrega. É fundamental contar com uma transportadora de confiança e investir em processos inteligentes, como uma roteirização que possua planejamento de rotas, monitoramento e rastreio de pedidos para garantir que a compra chegue no tempo certo e em bom estado.
E, por último, temos o frete, ou seja, o valor a ser pago pela entrega. Essa parte acaba se tornando mais complexa por envolver questões externas, como qualidade das estradas e combustíveis. Aqui, contar com a roteirização para encontrar melhores trajetos será um grande diferencial.
Roteirização é fundamental no e-commerce
A grande sacada para desenvolver um processo logístico eficiente é criar um planejamento para que ocorra da maneira como foi informado ao cliente. Para isso, é inquestionável a implementação de práticas como gestão de transporte, conferência de cargas, controle de frete, roteirização de entregas e avaliação de resultados por meio de métricas e relatórios.
Esse sistema, quando colocado em prática, garante uma entrega no prazo ou, em alguns casos, até antes do tempo pré-estabelecido. Isso gera ao consumidor um sentimento de confiança na marca e no site, uma vez que sua compra foi entregue no prazo e em boas condições, facilitando a fidelização. A logística é uma área em constante evolução, e as empresas precisam estar atentas às mudanças e investir em tecnologias inteligentes e funcionais.
*Juliana Lopes é Coordenadora de Inside Sales da RoutEasy