A consolidação do conceito de Indústria 4.0 e o amadurecimento de suas tendência já trazem benefícios concretos aos negócios. Muitos executivos ainda são movidos pelas promessas de economia de custos e aumento da produtividade, mas, em cinco anos, esse quadro deve mudar.
O Gartner estima que, por volta de 2024, a adoção de IA será, majoritariamente, ancorada em indicadores de performance para medir o retorno sobre investimento.
No entanto, essa tendência já influencia inúmeros aspectos da vida moderna, nos negócios e até nos esportes e jogos. Pesquisas envolvendo IA, pôquer e xadrez mostram que softwares sofisticados que usam a tecnologia foram capazes de derrotar jogadores profissionais. Uma série de artigos publicados recentemente pela Betway, site de cassino online, explicam a evolução da IA nos jogos.
É claro, não podemos esquecer da célebre vitória do computador Deep Blue sobre o campeão de xadrez Garry Kasparov, em 1997. A IA vem sendo aplicada e aperfeiçoada há décadas e, conforme as tendências indicam, o salto de adoção está próximo.
Abaixo, separamos algumas das principais aplicações de Inteligência Artificial no cotidiano dos negócios.
Robotic Process Automation (RPA)
Ao “observar” um operador humano executar uma tarefa, um programa de computador pode copiar seus passos e desempenhar a mesma atividade. A diferença é que o robô o faz com mais agilidade, eficiência e margem quase nula de erros.
Apesar de a RPA ser uma aplicação rudimentar da Inteligência Artificial — afinal, o software precisa apenas navegar na camada de visualização de um sistema, sem precisar de permissões especiais — ela já gerou uma economia bilionária às empresas.
O mercado global de RPA deve atingir US$ 1,3 bilhão em 201, segundo previsões do Gartner.
Reconhecimento facial
Colocando à parte as preocupações com a privacidade, o reconhecimento facial tem um importante — e crescente — papel na identificação segura de indivíduos e autenticação de operações. Uma câmera captura os padrões faciais e o software se encarrega de transformar nosso rosto em dados, armazená-los e checar, futuramente, se o padrão bate.
Como a estrutura facial de cada pessoa é única — mesmo em irmãos gêmeos — a tecnologia é virtualmente à prova de erros. E ela só é possível graças à Inteligência Artificial.
Suas aplicações incluem pagamentos, transportes públicos, acesso a áreas restritas, entre outras.
Atendimento ao cliente
Chatbots vieram para ficar. A ideia de conversar com um programa que combina palavras de acordo com sua interação com os usuários já não encontra tanta resistência. Ao manter a conversação sem a necessidade da atenção de um operador humano, o chatbot pode resgatar uma venda ou reter e engajar um cliente.
O mercado dessa solução deverá crescer 24% por ano até 2025, segundo a Grand View Research, e arregimentar uma receita de até US$ 1,23 bilhão. Só no Brasil, foram trocadas 800 milhões de mensagens via chatbots em 2018.
Essas são apenas algumas aplicações da Inteligência Artificial no cotidiano das organizações. Com o refinamento da tecnologia, outras soluções deverão surgir ao longo dos anos, proporcionando maior produtividade e economia para a sociedade.