A reação do mercado ao lançamento da Alexa no Brasil foi imediata. Logo após a Amazon anunciar a pré-venda da Echo, linha de caixas de som inteligentes com a assistente de voz integrada, falando em português, empresas apresentaram seus skills, aplicativos desenvolvidos para integração aos dispositivos. São tantas funcionalidades que a Alexa quase parece uma versão real do Jarvis, o assistente de inteligência artificial de Tony Stark.
Através de comandos de voz, já é possível, por exemplo, fazer transações nos bancos Bradesco e Itaú; fazer pedidos e acompanhá-los no iFood; solicitar carros do Uber; consultar voos ou planejar viagens com a LATAM. As caixas de som inteligentes possuem um sistema de reconhecimento de voz que ativa a Alexa que, conectada à internet, pode acessar serviços de streamings como Spotify, Deezer, Amazon Music e TuneIn.
A plataforma é aberta para que outros serviços criem novos skills. A Alexa chega ao Brasil propondo uma integração com o mercado brasileiro, inclusive o de entretenimento. A assistente atende a comandos para jogar o Show do Milhão, assistir aos vídeos do Porta dos Fundos, ouvir histórias da Turma da Mônica ou compartilhar dicas de culinária com Rita Lobo.
Além da linha Echo, a assistente da Amazon será incorporada a uma série de produtos de outras fabricantes. A Alexa estará disponível na caixa de som Izy Speak!, da Intelbras; na Bose Home Speaker 300 e no fone de ouvido Bose Nose Cancelling Headphones 700, da gigante de produtos de áudio Bose. A assistente também chegará em breve às smart TVs da LG e Sony, e também a lâmpadas, fechaduras e eletrodomésticos em geral, inclusive a robôs aspiradores.
Alexa no Brasil
A Amazon apresenta a Alexa no Brasil com o lançamento de três produtos: Echo Dot, Echo e Echo Show 5. O Echo Dot é o menor da linha, com preço inicial de R$ 349, dividido em até 12 vezes. Com a oferta de lançamento, a empresa oferece R$ 100 de desconto na pré-venda.
A segunda opção, a Echo, tem como diferencial a qualidade do som e custa R$ 699. Mais robusta, a caixa de som inteligente vem equipada com woofer, alto-falante que reproduz frequências mais graves, e tecnologia Dolby. Por último, a Echo Show 5, que traz em destaque uma tela de 5,5 polegadas e câmera integrada. O aparelho custa R$ 599, com desconto de R$ 150 durante a pré-venda.
Os três produtos da linha são integrados à assistente Alexa, possuem conexão Wi-Fi, Bluetooth, alto-falantes e, no caso da Echo Show 5, tela de vídeo. O sistema, totalmente em português do Brasil, possui reconhecimento de voz e é acionado ao ouvir a palavra “Alexa”. Um anel de luz sinaliza quando o aparelho está preparado para receber comandos. Para fazer compras usando a Alexa, no entanto, é preciso ser assinante do Prime, serviço de assinatura que engloba todos os serviços da Amazon lançado no País em setembro.