Após uma breve recuperação na Black Friday, as vendas no varejo físico brasileiro voltaram a cair na semana do Natal. Segundo os dados do Indicador de Atividade do Comércio – Natal, da Serasa Experian, houve uma redução de 10,3% no comparativo entre os dias 18 e 24 de dezembro de 2019 e 2020 em todo o país. Trata-se do pior desempenho já registrado na série histórica, iniciada em 2003.
Na análise do fim de semana, de 18 a 20 do último mês de 2020, a queda foi de 5,6%, com relação aos dias 20 a 22 do mesmo mês do ano anterior. Segundo os especialistas da Serasa Experian, o surgimento de uma segunda onda de contaminação de Covid-19, que se intensificou no Brasil a partir da segunda metade de novembro, avançando por todo o mês seguinte, afugentou o consumidor das lojas. Além disso, parte das vendas de Natal acabaram sendo antecipadas pela Black Friday, que teve um desempenho razoável em 2020 (alta de 6,1%).
Os números de São Paulo mostram que o tombo na semana da data comemorativa foi de 7,8%, enquanto no fim de semana, de -1,0%.