Promover uma experiência personalizada para o cliente é o que faz a diferença nos negócios. Nesse sentido, o RCS (Rich Communications Service) vem se destacando ao promover o envio de mensagens muito mais atrativas do que as demais ferramentas disponíveis até então. Com o intuito de difundir a solução, a Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, promoveu, na última terça-feira (9), o RCS Day, que contou com a participação de Tathiana Adam, business development manager Latam do Google.
O RCS é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que tem o objetivo de oferecer um sistema de mensagens de texto muito mais completo. A tecnologia trouxe um novo padrão de comunicação digital para o mercado, permitindo que empresas e pessoas se comuniquem de forma mais simples e eficiente. Ele funciona de forma similar ao SMS, porém, com mais recursos, para que a experiência do usuário seja muito mais interativa e personalizada.
Criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA), hoje, conta com toda a expertise da gigante Google. A proposta do RCS é permitir que as marcas consigam personalizar e atestar a autenticidade de suas comunicações através do logotipo e selo de verificação, que agora podem ser inseridos diretamente na mensagem. Na prática, as vantagens vão muito além. O RCS aceita recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a comunicação mais leve e atrativa.
Lançado em 2020, o produto já conta com mais de 500 milhões de usuários ativos globalmente. E esse é apenas o começo. “O RCS possui uma interface muito mais completa e robusta, permitindo que as empresas se comuniquem de forma mais simples, eficiente, personalizada e, acima de tudo, com um selo de autenticidade das companhias através do logotipo e selo de verificação inseridos nas mensagens enviadas”, destaca Igor Castro, diretor de produtos e tecnologia na Pontaltech.
Durante sua apresentação, Tathiana enfatizou os principais aspectos que justificam o alto potencial de crescimento da plataforma entre os usuários. Dentre elas, se destacam a possibilidade de se criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia, além de oferecer recursos, como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente. “Em um mundo Omnichannel (e-mails, apps, SMS), as mensagens estão se tornando um canal crítico para impulsionar o engajamento entre consumidores e marcas, enfatiza Tathiana.
Além de melhorar o relacionamento com os clientes, a ferramenta vem sendo utilizada, ainda, para reforçar estratégias no e-commerce. Segundo a especialista, 77% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar quando podem enviar mensagens. “O RCS tem se mostrado muito efetivo em diversas aplicações. Seus recursos permitem melhor interação e a troca de conversas, contribuindo para aumentar os resultados das marcas”, explica.
Com tantos recursos, as expectativas são elevadas, principalmente porque a solução é integrada ao sistema Android, que é utilizado por 85% dos brasileiros. Com uma ampla abrangência, seus benefícios de uso poderão ser sentidos em todos os setores, como varejo, telefonia, fastfoods, entre outros. “Nosso objetivo é sempre levar aos clientes o que há de melhor no mercado de mensageria, reforçando nosso posicionamento de liderança e destacando o Brasil como case de sucesso nessa ferramenta”, pontua Castro.
A opinião é compartilhada por Carlos Secron, CEO da Pontaltech. “Estamos apostando em uma tecnologia que se configura como o futuro desse mercado, por meio de um protocolo de comunicação muito mais adequado aos novos tempos. Com o apoio do Google, estamos confiantes de que conseguiremos promover uma verdadeira revolução no segmento de mensageria curta em nosso país”, acredita.
Para isso, a empresa está traçando grandes estratégias. “Nossa equipe vem desenvolvendo ações constantes para mitigar dúvidas e atrair novos clientes para essa solução. Estamos nos preparando para levar o RCS para diversos segmentos de mercado, principalmente o varejo, que tem a necessidade de se comunicar de forma próxima e personalizada com os clientes”, completa Marcos Guerra, revenue director da Pontaltech.
A Pontaltech tem como meta realizar 10 milhões de envios de mensagens via RCS até o final deste ano. “Estamos focados em prestar um atendimento de excelência, promovendo sempre a melhor experiência aos usuários. Nossos clientes podem esperar por uma comunicação fluída e assertiva para auxiliar em todas as etapas de contato com seus próprios clientes”, finaliza Castro.