Passados quatro meses do início da guerra na Ucrânia, uma das atividades econômicas mais impactadas pelo conflito – o segmento de viagens e turismo – continua amargando perdas no Brasil.
Um levantamento realizado pela Onfly, plataforma de gestão online de viagens corporativas, mostra que três gigantes do setor no país, de capital aberto – a operadora CVC e as companhias aéreas Gol e Azul –, acumulam perdas de R$ 6 bilhões em valor de mercado, entre fevereiro e junho.
Conforme ressalta o CEO da Onfly, Marcelo Linhares, as perdas do trio superam em três vezes a queda do Ibovespa, indicador de negociações de ações na bolsa de valores brasileira, a B3.
Enquanto em quatro meses da guerra o Ibovespa caiu 10%, a queda de valor de mercado da CVC chegou a 27%; da Gol, 23%; e da Azul, 45%. Ou seja, a média das três (31%) é o triplo do percentual de retração do índice.
“Sim, é verdade que o mercado todo de ações vem sofrendo este ano. Mas por isso comparamos com o índice Ibovespa, que dá a média do mercado. E essa comparação revela que as perdas para os ativos de turismo foram bem acima dessa média, e o início dessa queda iniciou-se exatamente com o começo da guerra na Ucrânia”, salienta Linhares.
Além de um período significativo de acumulação de perdas – quatro meses correspondem a um terço de um ano –, outro fator preocupante é a falta de perspectiva para uma reposição em curto prazo. “Imaginávamos que pudesse haver, neste momento, uma recuperação rumo a patamares de antes do início do conflito [24 de fevereiro]. Mas isso não está acontecendo”, observa o CEO da Onfly.
O curioso é que a Azul e a GOL já apresentaram volume de vendas no primeiro trimestre deste ano superior aos níveis pré-pandemia, e a CVC já está com aproximadamente 70% do volume, mas mesmo assim as ações continuam sem refletir a retomada.