Prevista para ocorrer entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar, a Copa do Mundo de 2022 deve movimentar R$ 1,48 bilhão em vendas nos setores de comércio e serviços do Brasil. É o que projeta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado nesta quinta-feira (6).
O montante representa um aumento de 7,9% em faturamento na comparação com o registrado no último Mundial, ocorrido entre junho e julho de 2018, na Rússia (R$ 1,37 bilhão).
Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a projeção conservadora deve ser motivo de celebração para o mercado: “A Copa do Mundo vem depois de um período de pandemia, que trouxe reflexos profundos ao varejo, que está retomando os volumes de venda e, nesse sentido, esse crescimento deve ser comemorado”.
O grande destaque do segmento são os eletrodomésticos, que devem responder por R$ 544,5 milhões no comércio durante o período. De acordo com Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo, os consumidores pretendem aproveitar a queda nos preços desses aparelhos – a qual, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 3,2% entre janeiro e agosto. Em setembro, as buscas por televisores em lojas online também teve um salto de 6,7% em relação ao mês anterior.
“A busca na internet costuma acelerar três meses antes do Mundial e, neste ano, como o campeonato será realizado a menos de uma semana da Black Friday, as compras devem ocorrer mais perto do próprio evento”, avalia Bentes. Ainda segundo a CNC, em preparação para a demanda da época, as lojas mais que triplicaram as importações de smart TVs para o Brasil, na comparação entre setembro deste ano e o mesmo período do ano passado.
“Mas precisamos lembrar também dos outros setores importantes, como os bares e restaurantes. As pessoas estão na expectativa por essa Copa, até porque vivenciamos uma pandemia entre este Mundial e o anterior em 2018”, complementou Bentes.
(com CNN e Money Times)