Clima organizacional e o sucesso das empresas
Ainda que seja subjetiva, a atmosfera de trabalho diz muito sobre as pessoas que fazem o negócio ter êxito
O ativo mais importante de uma empresa é o colaborador. Essa afirmação é (ou deveria ser) o ponto de partida para qualquer tipo de trabalho realizado para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Por mais que as máquinas entreguem os resultados esperados, é nas pessoas que estão os sentimentos, o foco, a concentração, o desenvolvimento das ações e, o mais importante, a capacidade de pensar.
Por meio do pensamento o ser humano pode determinar metas, aplicar estratégias e melhorar, constantemente, o clima organizacional, item de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Ainda que seja subjetiva, a atmosfera de trabalho diz muito sobre as pessoas que fazem o negócio ter êxito.
O clima organizacional é baseado em ações que influenciam diretamente a produtividade do colaborador. É possível citar as condições do espaço físico da empresa, o relacionamento entre as pessoas, as ações de comunicação interna, programas de desenvolvimento pessoal e profissional, plano de carreira, salário, benefícios e muitos outros. Todos esses pontos são determinantes para o desenvolvimento da empresa e de seus ativos.
Tudo isso porque, de acordo com a pirâmide de Maslow, as necessidades humanas se baseiam na ordenação hierárquica das seguintes áreas: fisiológica, segurança, amor e relacionamentos, estima e realização pessoal. Isso quer dizer que, para se sentir realizado, o ser humano precisa estar com o corpo saudável, se sentir seguro – e aqui estamos falando também sobre estabilidade no emprego -, ter o sentimento de pertencimento, ou seja, saber que seus relacionamentos são sólidos e que há aceitação em grupos de amigos, familiares, trabalho etc, e, assim, sucessivamente até alcançar o topo da pirâmide onde está a realização pessoal.
Para chegar neste nível, o autoconhecimento e a influência de fatores externos, como o clima organizacional da empresa em que a pessoa trabalha são decisivos e resultam em um colaborador proativo, ético, honesto, com inteligência emocional e espírito de liderança, entre tantas outras características que podem ser despertadas por meio do reconhecimento do trabalho realizado.
É preciso que o ambiente de trabalho seja uma extensão da casa da pessoa. Ele precisa trazer felicidade, aproximar os relacionamentos interpessoais e garantir bem-estar. Para isso, as empresas devem apostar em ações de Endomarketing, que podem ser das mais simples, como comemoração dos aniversariantes do mês, até remuneração especial por metas alcançadas.
As possibilidades são infinitas e exigem criatividade, disposição e boa vontade de líderes que enxergam em seus liderados mais do que funcionários. É preciso conquistar a confiança e o sentimento de pertencimento para que a cultura de uma empresa seja levada para fora dos portões do espaço físico, fazendo com que ela cresça cada vez mais. Só assim, as corporações alcançarão resultados assertivos, terão colaboradores produtivos e farão a diferença no mundo dos negócios.
Bruno Macedo — Analista de Gente na CentralAr.com.