O setor de franquias segue sendo ótima alternativa a quem busca empreender. De acordo com os mais recentes dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias registrou um crescimento nominal de 5,9% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018, obtendo receita superior a R$ 43 bilhões de reais. Pelo levantamento, um dos principais setores responsáveis pela alta é o de serviços educacionais. Este ramo, além de ser relevante ao desenvolvimento econômico em franquias, tem obtido bons resultados nos últimos tempos e cresceu 8,7% no período analisado pelo levantamento da ABF.
Rogério Gabriel, presidente e fundador da plataforma edtech (education technology) MoveEdu, está no setor de empreendedorismo há mais de duas décadas e conta com larga experiência no ramo de franquias educacionais. Como conhecedor dos melhores caminhos para o sucesso, ele lista cinco lições para empreender com sucesso no segmento.
Seu relacionamento com franqueados sustenta o negócio
A rede de franquias depende primordialmente de suas unidades franqueadas e de bons resultados que estas conquistem. E, para alcançar bons números financeiros e de expansão, ter uma relação de parceria com os franqueados é a alma do negócio. “É preciso estar próximo a eles, ouvindo suas dúvidas e pedidos. Este é um negócio que não funciona à distância, ele exige proximidade e disposição para escutar de quem toca cada unidade o que está dando certo ou não”, comenta. “Isso se torna especialmente importante em regiões estratégicas, nas quais os franqueados são seus olhos e ouvidos, e podem trazer uma leitura completa sobre a área em que se busca expandir os negócios ou melhorar resultados”.
Entenda o seu negócio
Embora esta pareça uma dica trivial, nem sempre ela é seguida como deveria. Entender o ramo em que a empresa está inserida passa por conhecer as forças e franquezas do setor, estar por dentro dos períodos mais férteis e os de vacas magras, além de ter a exata noção de quando é um bom momento para arriscar um investimento mais ousado ou segurá-lo para o futuro. “Não se trata apenas de conhecer a história do ramo ou os seus últimos resultados. Entender o seu negócio é enxergar novas possibilidades para ele quando ninguém mais consegue produzir algo novo naquele segmento”, diz Rogério.
Esteja atento às inovações
Como todo negócio, o franqueado precisa estar atento às tendências do mercado e estar em constante transformação. “Negócio que não se recicla, não sobrevive. Estar de olho nas inovações que podem ser adaptadas ao seu serviço e até mesmo ao que o seu concorrente está fazendo são passos fundamentais para oferecer algo diferenciado ao consumidor”, destaca.
Resiliência
Para um negócio dar certo é preciso insistir. O número de pessoas tentando criar algo novo é infinitamente superior aos que efetivamente conseguem criar uma empresa e ter sucesso com ela. “O empreendedorismo é tentar, tentar, tentar… falhar, voltar e tentar de novo. Ninguém deu certo de primeira – e muito menos desistindo do sonho. É preciso resistir”, ressalta Rogério.
Propósito
Não é exagero apontar as pessoas que trabalham com paixão como as mais resilientes. Mas, para chegar nesse patamar de insistência e foco em busca do seu negócio, é preciso enxergar propósito naquilo que se está fazendo. “Todo empreendedor busca resolver um problema da sociedade ou prover um serviço melhor para pessoas. Isso é o propósito – e sem ele não há negócio que pare em pé”, conclui.