Nesta quarta-feira (24), a rede de supermercados Carrefour Brasil anunciou ter chegado a um acordo para a aquisição de outro gigante do setor, o Grupo BIG Brasil, por R$ 7,5 bilhões.
De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, o negócio se divide em duas fases: o pagamento de 70% em dinheiro – R$ 5,25 bilhões – ao fundo de investimentos Advent International e à rede norte-americana Walmart, atuais controladores do BIG, e a incorporação dos 30% restantes do capital social pelo Carrefour Brasil, por meio da emissão de novas ações do grupo.
Com expectativa para aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2022, o Carrefour Brasil estima que a operação gere contribuição adicional líquida de R$ 1,7 bilhão anual ao seu Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), três anos depois da conclusão do negócio.
O Grupo BIG é, segundo o portal G1, o terceiro maior varejista de alimentos do Brasil, reunindo as bandeiras BIG, BIG Bompreço, Super Bompreço, Nacional, Todo Dia e Maxxi Atacado. Com 387 lojas no país, a rede detém o ativo imobiliário de 181 delas, além de outras 38 propriedades adicionais, totalizando cerca de R$ 7 bilhões de valor imobiliário.
“Juntos, os dois grupos têm vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões, operam 876 lojas e empregam cerca de 137.000 pessoas”, declarou em comunicado o Carrefour Brasil, que conta atualmente com 489 unidades e espera, com o negócio, expandir sua presença “em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica”.