A crise econômica que veio a reboque da emergência sanitária do Covid-19 teve um impacto severo nas atividades das empresas. Com as portas fechadas, os negócios precisaram buscar alternativas para continuar vendendo e manter o caixa. Uma alternativa bastante comum foi a procura por plataformas de lojas online.
Um estudo da Nuvemshop mostrou que, apenas na plataforma, foi registrado um aumento de 200% na criação de novas lojas em relação a 2019. Essa solução ajudou milhares de lojistas a enfrentar a crise sem perder totalmente o controle do caixa.
Dados do IBGE mostram que o impacto não foi duradouro no setor de Comércio. Em abril, a queda no volume de vendas chegou a 16,3%, com perda de 16,8% nas receitas. No mês seguinte, o setor apresentou um crescimento de 13,9% em relação ao mês anterior, retomando 9,9% do faturamento.
Os dados mostram uma rápida reação das empresas e um crescimento consistente sobre uma base ociosa. As mudanças no comportamento do consumidor e no jeito de comercializar produtos, por sua vez, sofreram mudanças permanentes. A necessidade de uma transformação digital nas empresas é imediata.
“Esse cenário de isolamento social, que faz com que o e-commerce seja tão necessário, acelerou a intenção das empresas. Há negócios que já tinham a vontade de ter uma presença online e que, por conta de não poderem vender de outra forma, migraram. Projetos que demorariam um ano foram executados em questão de dias para continuar vendendo”, conta Mylena Gama, head of brand and communications da Nuvemshop.
Gama falou com exclusividade ao Café com ADM sobre essas transformações e trouxe dados do relatório exclusivo da Nuvemshop, O e-commerce na pandemia de 2020, além de comentar as tendências do comércio eletrônico a partir dessa crise.
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