Qual a importância, na prática, da comunicação corporativa para o planejamento, a gestão e os resultados de um negócio? Ninguém melhor que um experiente executivo do setor em uma grande multinacional para responder a esta e outras perguntas sobre o tema. O podcast Café com ADM desta semana recebe Paulo Romariz, diretor de comunicação corporativa da Visa no Brasil, para uma conversa reveladora sobre o impacto decisivo – e cada vez mais relevante – da área sobre o presente e o futuro de empreendimentos de todos os portes.
Comandado por Simão Mairins, que substitui temporariamente o apresentador Leandro Vieira, o episódio trata do cotidiano, das atribuições e dos desafios dos profissionais de comunicação, responsáveis pelas estratégias e práticas que consolidam a imagem, a reputação e a mensagem das organizações para seus diferentes públicos – consumidores finais, parceiros, governo e seus próprios colaboradores. Sua função básica, como explica Romariz, consiste em sintetizar o perfil da companhia – valores, missão, objetivos -, dever fundamental que contribui, internamente, para melhorar o engajamento dos funcionários e a coesão do trabalho coletivo.
“Esse contexto norteará todo o trabalho de comunicação e para todos os times – de finanças, RH, marketing, segurança… Meu trabalho é que eles, dos estagiários aos gerentes, reproduzam a mesma mensagem em uníssono, saibam qual é a estratégia da empresa e para onde ela está indo”, afirma o executivo, que soma mais de 16 anos de carreira no setor. “A comunicação também cria o espírito de pertencimento. É importante fazer com que os times entendam que os resultados da empresa são mérito de todos eles, mostrando que as metas são compartilhadas”, complementa. Já para o público externo, o desafio é fazer as mesmas informações serem interpretadas da melhor forma através dos diversos canais de contato mantidos, construindo relevância para a marca.
A atuação da área também se expandiu para influenciar a criação dos projetos das companhias, não apenas comunicá-los. Romariz ressalta que “hoje em dia ela está cada vez mais no cerne da estratégia dos negócios. Antes de qualquer iniciativa empresarial estar pronta para ser divulgada, a comunicação se insere ainda no desenvolvimento desse projeto”. Segundo o diretor da Visa, é importante que o setor influa na concepção das campanhas estratégicas para impedir possíveis percalços ou minimizá-los após o lançamento.
Assim, “o papel da comunicação ganha mais destaque nas crises, mas é importante deixar claro que existe um trabalho prévio de planejamento para evitar que a crise aconteça, ou, se acontecer, é preciso já ter em mente um processo claro do que fazer – como ter mensagens reativas prontas. Precisamos antever os problemas e estar preparados para ter respostas e caminhos definidos para evitar que as crises ganhem proporções desnecessárias”, destaca Romariz. “Por isso, o trabalho de crise não acontece só na crise; posso estar num mês tranquilo, mas estou trabalhando em alguma crise que pode acontecer. É um trabalho permanente”, acrescenta.
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