Burger King usa próprios haters em comercial para criticar preconceitos
Marca lança vídeo em que críticas ao BK são colocadas juntas à frases preconceituosas publicadas nas redes sociais para gerar reflexão ao tema
Uma marca que produz uma propaganda cheia de críticas ao próprio produto. Parece improvável, mas foi isso que o Burger King fez em sua nova campanha, assinada pela agência DAVID SP. Para tratar de preconceitos, a marca deu voz aos seus “haters” para mostrar que opiniões são sempre bem-vindas, mas discursos preconceituosos não.
O vídeo da campanha começa com posts críticos de consumidores ao BURGER KING, enfatizando que se trata de opiniões. Em seguida, foram selecionadas frases preconceituosas, todas reais, que aparecem no vídeo para ilustrar que se trata de preconceito. E encerra: “Opiniões são sempre bem-vindas. Preconceito, não.”
Confira:
“Como marca, o Burger King entende que tem um papel importante de conscientização. Este é um assunto sério e que, infelizmente, ainda precisa ser conversado. Por isso não medimos esforços para mostrar que todos são bem-vindos e entendemos que cada um tem uma opinião diferente. Aceitamos críticas, mas não aceitamos nenhuma forma de preconceito”, diz Ariel Grunkraut, diretor de marketing e vendas do Burger King Brasil.
Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, dados mostram que 7 em cada 10 brasileiros já fizeram comentários preconceituosos e ainda, dos 83% que se declaram não preconceituosos, 72% já fizeram algum comentário ofensivo. “Esses números reforçam o objetivo da nossa campanha que é o de continuar buscando uma maior conscientização das pessoas e o apoio a diversidade” comenta o executivo. É a primeira vez que o Burger King se utiliza desse recurso de marketing reverso no Brasil.
“Entendemos que uma das piores formas de preconceito é aquela disfarçado de ‘opinião’. E para chamar a atenção a isso, trouxemos opiniões negativas da marca comparados à comentários preconceituosos que circulam nas redes sociais. O Burger King não tem medo de dar a cara a tapa, principalmente se for em prol da tolerância e da diversidade”, diz Rafael Donato, VP de criação da DAVID.
A ação da marca ainda conta com a parceria de três ONGs: AZMina, instituição que produz conteúdo sobre a luta das mulheres; CEERT, instituição voltada para a promoção da igualdade de raça e de gênero; e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT).