A rede de fast food Burger King gerou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, depois que a unidade britânica da companhia publicou, em sua conta oficial no Twitter, que “as mulheres pertencem à cozinha”.
“Se elas quiserem, é claro”, continuou a empresa em uma mensagem seguinte, tentando esclarecer, em uma série de novas postagens, que seu tuíte original buscava chamar atenção para alertar o público sobre a desigualdade de gênero no setor gastronômico no Reino Unido e divulgar um novo programa de incentivo à formação na área para suas profissionais mulheres.
“Apenas 20% dos chefs de cozinha são mulheres. Estamos em uma missão para mudar a proporção de gênero na indústria dos restaurantes, empoderando funcionárias com a oportunidade de seguir uma carreira culinária”, explicou o Burger King.
Apesar dos esclarecimentos, diante da grande reação negativa na rede, a empresa decidiu apagar a postagem inicial e pediu desculpas aos usuários, que criticaram a maneira escolhida pela marca para promover sua iniciativa. “Por favor, não usem sexismo como clickbait“, respondeu uma usuária; “há formas melhores de chamar atenção para algo que não incluem usar o clichê mais sexista que existe”, reclamou outra.
“Faremos melhor da próxima vez”, destacou a Burger King.