O Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (incluindo computador, notebook, tablet e smartphone) em uso, o equivalente a dois aparelhos por habitante. Este e outros dados foram divulgados na 32ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, publicada na última quinta-feira (20) pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia).
O estudo revela ainda que são quatro celulares vendidos para um aparelho de TV no País. Sobre o número de computadores, neste ano, o Brasil vai ultrapassar 200 milhões de aparelhos (desktop, notebook e tablet) em uso, ou seja, 9,4 para cada 10 habitantes (94% per capita). Entretanto, a venda desses itens, que totalizaram 11 milhões, foi 8% menor em 2020 ante o ano anterior.
Em relação aos smartphones, a estimativa é de 242 milhões de unidades em uso no Brasil em junho deste ano, ou seja, mais de um por habitante.
De acordo com o coordenador da pesquisa do FGVcia, o prof. Fernando Meirelles, o custo anual de TI por usuário atingiu R$ 48 mil, valor referente aos gastos e investimentos na área das empresas pesquisadas no ano passado divididos pelo número de usuários da companhia.
O gasto e investimento em TI representa 8,2% da receita das empresas. Os principais projetos do setor são Inteligência Analítica (Analytics) e “o novo” ERP (Migração, Implementação e Integração). Nas empresas de grande porte, aparecem: Busca de Talentos, Governança de TI, Inteligência Artificial, IoT (Internet das Coisas) e Nuvem.
Segundo a pesquisa, que contou com a participação de 2.636 médias e grandes empresas, os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) da TOTVS e da SAP têm 33% do mercado, Oracle, 11%, e outros, 23%. A TOTVS lidera nas empresas de menor porte e a SAP nas empresas de grande porte. Mas a Microsoft continua dominando as categorias no usuário final, com mais de 90% de uso.
SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft, Qlik e IBM, nesta ordem, são os líderes do segmento de Inteligência Analítica (BI – Business Intelligence and Analytics), com 95% do mercado. Por fim, o estudo revela ainda que os maiores crescimentos em participação de mercado de software em 2020/21 foram Google, Qlik e Zoom.