Seja por necessidade, seja por opção dos brasileiros, o empreendedorismo ganhou força no país nos últimos anos e vem impulsionando, cada vez mais, aqueles que desejam comandar o próprio negócio. A formalização do microempreendedor individual (MEI) e a pandemia da covid-19 são alguns dos fatores que têm intensificado a jornada empreendedora por aqui.
Contudo, contar com uma boa administração e entregar produtos e serviços de qualidade já não são esforços suficientes para garantir o sucesso e reconhecimento no mercado. “É fundamental que a marca seja capaz de fortalecer os laços, conquistar a confiança do público e proporcionar experiências únicas, que refletem diretamente na decisão final do cliente”, salienta Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, especializada em construção de marcas.
Com ações relacionadas a propósito, identidade, posicionamento e valores do negócio, o branding é uma poderosa ferramenta utilizada na gestão das estratégias de marcas, conforme explica Amieiro: “O objetivo do branding é assegurar que todos entendam seu posicionamento, aumentando sua relevância no mercado, potencializando sua visibilidade e fazendo com que a sua empresa tenha uma boa reputação perante o público. Essas estratégias são capazes de garantir o crescimento sustentável do negócio”.
“Portanto, investir na estratégia é uma forma eficaz de garantir um maior valor agregado à marca, aumentando a confiança e a fidelidade do público, além de ser essencial para fixar presença na mente dos clientes”, complementa o fundador da Aquarium, listando abaixo os principais mitos e verdades sobre o branding. Confira:
1. Exige planejamento a longo prazo
Verdade. “Construir uma marca não é algo simples, rápido ou fácil. É preciso ter bases sólidas e, principalmente, clareza nos objetivos, a fim de ganhar destaque no mercado e perante o seu público-alvo”, comenta Amieiro. Dessa maneira, tão importante quanto entregar produtos e serviços inovadores e de qualidade, a empresa deve ter seus valores, crenças e propósitos bem definidos e concretizados.
“Esse tipo de gestão não acontece da noite para o dia. Pelo contrário, inclui um planejamento a longo prazo e um trabalho de criação e gerenciamento de atividades que, se bem executados, resultam em uma marca consolidada na mente de seus consumidores, de forma inteligente e duradoura”, acrescenta.
2. É a mesma coisa de marketing
Mito. Enquanto o branding visa atribuir valor à marca, criando memórias e vínculos afetivos com o público, o marketing visa promover e desenvolver, na prática, estratégias que sejam capazes de divulgar e promover a empresa. O marketing se utiliza da imagem da marca, elaborada no branding, para comunicar, de forma assertiva, os produtos e serviços para o mercado, com o objetivo de suprir as necessidades do cliente e gerar lucro para o negócio.
“O branding e o marketing seguem conceitos diferentes, mas que devem ser trabalhados de forma conjunta. Ao passo que o branding define a trajetória da marca e visa conquistar a lealdade e confiança do público, o marketing traça estratégias e táticas que geram respostas, promovendo, ativamente, os produtos e serviços da empresa perante o mercado”, detalha o especialista.
3. Exige investimentos
Verdade. Quanto vale o sucesso da sua marca? Essa é uma pergunta que todos os empreendedores e gestores precisam ter em mente quando o assunto é investimento. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso investir em profissionais e qualificações, a fim de oferecer um produto ou serviço de qualidade e que ofereça benefícios que vão além do seu propósito.
“A qualidade justifica o preço. Sendo assim, quando você é capaz de agregar valor ao seu produto ou serviço, o seu valor monetário é superior ao da concorrência. Com o branding, você consegue transformar um simples refrigerante de cola em um objeto de desejo de consumo. Mais do que sabor, você vende e entrega felicidade”, ressalta o fundador da Aquarium.
4. Funciona apenas para grandes empresas
Mito. “Engana-se quem acredita que essa estratégia é voltada só para grandes negócios ou que ela foi construída da noite para o dia. O branding faz parte de um processo complexo de gestão e que não traz resultados imediatos, mas sim, produz frutos duradouros”, afirma Amieiro. O branding é um dos requisitos principais para que uma empresa consiga criar diferenciais competitivos que sejam capazes de driblar a concorrência e agregar valor à marca.
“Tais atributos devem ser associados à proposta de valor, à voz da marca e ao seu posicionamento. Dessa maneira, a empresa será capaz de atrair o público, não só por meio de seus produtos e serviços, mas também pelos seus valores e posicionamento”, finaliza.