Três entidades de blocos de carnaval de rua de São Paulo cancelaram a participação de cerca de 250 blocos da cidade. No documento do manifesto público, denominado como “Te Amo São Paulo, mas não vou fazer seu Carnaval…”, as entidades informaram que não vão sair às ruas mesmo que a festa seja autorizada. Por sua vez, a patrocinadora do evento, a Ambev (ABEV3), informou que a “saúde das pessoas deve vir em primeiro lugar”.
A manifestação das três entidades mais a Ambev, que havia oferecido à cidade R$ 23 milhões pelo patrocínio do evento, acontece antes da definição sobre o carnaval pela prefeitura de São Paulo, que deve acontecer nesta quinta-feira (6), após a reunião do prefeito Ricardo Nunes com os representantes da Vigilância Sanitária e da Secretária Municipal de Saúde.
O Fórum de Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo, a União Blocos Carnaval do Estado de São Paulo e a Comissão Feminina de Carnaval de São Paulo representam 250 blocos que estavam inscritos para o evento — ao todo, a capital recebeu inscrição de cerca de 680 blocos.
As entidades afirmaram ainda que não aceitam participar de eventos fechados no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul, como está sendo estudado.
“Os blocos participantes dos coletivos, em sua grande maioria, comunicam que não sairão às ruas neste Carnaval de 2022, mesmo que a festa seja autorizada. Não admitimos a hipótese de se realizar um evento de ‘Carnaval de Rua’ em lugares contidos, ao ar livre, como Autódromo de Interlagos, Memorial da América Latina, Jockey Club, Sambódromo e outros.”
Ambev se manifesta sobre Carnaval de São Paulo
Já a Ambev emitiu nota à todos os municípios onde a cervejaria é patrocinadora informando que o cenário atual exige “muita cautela”.
“Somos apaixonados pelo carnaval, mas o cenário ainda exige muita cautela. A saúde das pessoas deve vir sempre em primeiro lugar. Diante do surgimento da nova variante de Covid-19 ao redor do mundo, contatamos as prefeituras parceiras e outros grandes realizadores do carnaval para termos clareza sobre o calendário da festividade. Continuamos seguindo e endossando as recomendações médicas e sanitárias e das autoridades locais para uma celebração segura e responsável”, escreveu a empresa em carta enviada às prefeituras, obtida com exclusividade pelo jornal O Globo.
No contrato de patrocínio, ficou acordado que a Ambev vai exibir as marcas em placas, totens e outros materiais visuais de sinalização, além de ter exclusividade na venda de bebidas durante o evento.
Por Poliana Santos
Conteúdo publicado originalmente no SUNO Notícias