Black Friday: as três frentes que vão garantir o sucesso do seu negócio
É importante deixar o time afiado, a par de todas as promoções oferecidas e dar autonomia a ele para oferecer outros descontos caso sejam necessários
Em toda data comemorativa, a euforia é grande para que a empresa surfe na onda do momento e aproveite da melhor forma as oportunidades. A Black Friday, no entanto, talvez seja a data atual com mais expectativas, já que nasceu única e exclusivamente com um objetivo: vender. Com esse foco em mente, é importante pensar em fortalecer três frentes do negócio para que nem clientes nem empresas saiam prejudicados: vendas, marketing e atendimento.
As vendas são fundamentais nessa fase, afinal, vender mais na Black Friday é o objetivo. Para isso, é importante deixar o time afiado, a par de todas as promoções oferecidas e dar autonomia a ele para oferecer outros descontos caso sejam necessários. Aumentar as possibilidades de pagamento e parcelamento; dar condições especiais de frete; e promoções, como “leve mais por menos”, “compre e ganhe” ou “compre e leve desconto”, podem ser boas alternativas. Além disso, é primordial dar atenção especial ao estoque para não faltar o produto que o cliente tem expectativa de adquirir.
Outra frente importante a ser desenvolvida é o marketing. Por meio dele, é possível investigar as preferências dos consumidores, criar segmentações e disparar campanhas específicas com promoções personalizadas. Ações como essa aumentam a chance do cliente comprar, afinal, as ofertas têm mais chances de agradá-lo, porque foram feitas especialmente para ele. Nesse aspecto, é preciso lembrar de deixar claro que a empresa está participando da Black Friday, facilitando a compra direta pelo site.
Por último e nunca menos importante, é primordial desenvolver a frente de atendimento. As demandas aumentam muito nessa época, por isso, é preciso garantir que o time esteja preparado para esse volume de solicitações. Adotar um sistema de atendimento pode ser interessante para organizar os chamados e garantir que todos sejam atendidos com qualidade e rapidez. A Black Friday é um momento de atrair novos clientes, mas também aproveitar para fidelizá-los. Como o número de consumidores aumentará, por que não começa uma jornada com a sua empresa? É importante investir em iniciativas de pós-venda para garantir essa fidelização (promoções personalizadas, cupons de desconto ou condições especiais para clientes fiéis, por exemplo).
Outro ponto importante para se levar em consideração são os canais de preferência do público. Dados da mais recente pesquisa realizada pela Octadesk, em parceria com a Mindminers, revelou que a maioria dos consumidores ainda prefere ser atendido pelo telefone (54%), seguido pelo atendimento via WhatsApp (48%), e-mail (47%) e chat (34%). Um mau atendimento pode ter consequências inestimáveis para um negócio ainda mais em uma data tão importante para o relacionamento com o consumidor.
Dados da mesma pesquisa também mostraram que o atendimento é um dos principais fatores levados em conta pelos consumidores para comprarem novamente em uma empresa (65%), perdendo apenas para a qualidade do serviço (68%). Com esse dado em mãos é hora de colocar em prática o que é relevante para garantir o sucesso do seu negócios na data.
Rodrigo Ricco — CEO da Octadesk, especializada na gestão de atendimento ao cliente.