Ambev, Magazine Luiza, Itaú, Ypê e Americanas. Essas são as 5 marcas mais lembradas pelos brasileiros nessas últimas semanas durante a pandemia causada pelo Covid-19. É o que aponta um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights, que também traz alguns dos principais padrões comportamentais do público durante a pandemia.
Liderando a lista, a Ambev tem o principal destaque por suas ações de produção de álcool em gel e máscaras faciais em pet, e o Magazine Luiza ganhou relevância com suas ações junto à sociedade com doações de equipamentos, ações junto aos colaboradores como manutenção de emprego e reforço no auxílio-creche, e também pela atuação de seu marketplace oferecendo portfólio diversificado, inclusive com itens alimentares e entrega rápida, suprindo o aumento da demanda ocasionada sobre outros varejistas do setor.
Estabilidade diante do caos
Embora a população esteja ainda muito preocupada (72%) com o Covid-19, a pesquisa indica uma tendência de queda nesse sentimento, bem como na expectativa de que a pandemia afete negativamente a economia mundial. A nova rotina imposta pela pandemia abre brechas para uma redução em sua intensidade. Houve queda no percentual daqueles que lavam tudo o que entra em suas casas (de 72% para 65%) e também na prática de home office (de 56% para 47%).
Boa parte da população dispensou também os serviços realizados pelas empregadas domésticas (36%) assumindo as atividades. O serviço de entrega de comida continua para pouco mais de 1/3 dos entrevistados. Viagens (79%) e investimentos (51%) estão sendo muito impactados pela pandemia,obrigando empresas do setor a tomar medidas para amenizar os efeitos em seus negócios.
A máscara facial torna-se mais presente e mais da metade dos entrevistados afirma que passou a utilizá-la, enquanto o álcool em gel passou a fazer parte da rotina de quase todos os entrevistados (96%). Destaque para a força que os mercados de bairro vêm adquirindo nesse momento, com 52% dizendo que passaram a fazer compras nesse formato após o início do isolamento social. Compras de alimentos e medicamentos on-line ou por telefone estão contribuindo para o isolamento social.
Os canais de streaming vídeo (76%) e áudio (46%) continuam em crescimento durante a pandemia, visto que as empresas continuam a oferecer benefícios e programação exclusiva especialmente para as crianças. Os aplicativos de transporte tiveram pequeno aumento de (10%) para (12%), nos últimos 15 dias.
Confira a lista das 20 marcas mais lembradas:
- Ambev (12%)
- Magalu (9%)
- Itaú (6%)
- Ypê (5%)
- Americanas (4%)
- Natura (4%)
- Santander (4%)
- Carrefour (3%)
- O Boticário (3%)
- iFood (3%)
- Bradesco (3%)
- Globo (3%)
- Nestlé (3%)
- Renner (2%)
- Cacau Show (2%)
- Banco do Brasil (2%)
- Caixa (2%)
- Claro-NET (2%)
- McDonald’s (2%)
- Netflix (2%)
A pesquisa entrevistou 7076 pessoas divididas em sete ondas no período de 15 de fevereiro a 20 de abril de 2020. A metodologia usada foi painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e analisada pelo Grupo Croma 1.