Apostar em sistemas de integração na logística faz toda diferença em seu marketplace
Esse canal permite uma maior visibilidade para os produtos do lojista, devido ao alto número de tráfego que estas plataformas recebem
Não é novidade que o varejo digital é um mercado que está em constante expansão e cheio de oportunidades. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima que o faturamento das vendas no e-commerce chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% se comparado com o ano de 2018. E para surfar nessa onda, muitos empreendedores optam por investir em marketplaces.
Hoje os marketplaces têm um papel fundamental e importante para os empreendedores. Esse canal permite uma maior visibilidade para os produtos do lojista, devido ao alto número de tráfego que estas plataformas recebem. Outra vantagem é o baixo investimento, ou seja, só paga uma comissão ao marketplace sobre o que conseguir vender. Além disso, há a possibilidade de alcançar um mercado, que talvez sozinho, o lojista não conseguiria ter atuação somente com um e-commerce próprio.
Atualmente existem no mercado plataformas de integração que proporcionam diversas ferramentas para os marketplaces. Um dos benefícios é permitir que o seller integre o seu negócio a diversos canais de vendas e gerencie tudo em uma única plataforma – vendas, emissão de notas fiscais, logística, controle de estoque, entre outros.
Quando falamos sobre a logística dos e-commerces, ter um sistema de gestão integrado à operação é extremamente importante, pois além de deixa-lo mais lucrativo, reduz o custo de envio nesse procedimento. Além disso, o lojista consegue gerir tudo em uma única plataforma, desde a emissão da etiqueta de transporte até o rastreio da mercadoria. Ter um controle rígido de estoque para evitar perdas de vendas por falta de produtos ou gastos desnecessários com produtos com pouca saída, também é fundamental para que seu negócio dê certo.
Os processos de picking (separação e preparação de pedidos) e packing (empacotamento, acomodação dos produtos e embalagem), por exemplo, são essenciais para o sucesso logístico do varejo digital. Ganhar mais agilidade na embalagem e ainda garantir que o produto irá chegar ao cliente, são fatores importantes que todo lojista deve prestar atenção para não ter dor de cabeça. Todos esses pontos mencionados ajudam a manter o cliente informado de todo o processo, o que é fundamental para transmitir segurança na entrega.
Nós, enquanto plataformas ERP (Enterprise Resource Planning), temos que procurar oferecer aos nossos clientes um serviço completo e que facilite a vida do empreendedor. De olho no mercado, percebemos que o full é uma tendência na logística e uma estratégia boa para quem não tem espaço físico para acondicionar seu estoque, ou mesmo mão de obra para operar esse processo. Por isso, anunciamos recentemente uma integração com o fulfillment by Amazon Onsite, serviço de controle de estoque, coleta e entrega de pedidos fornecido por um dos maiores players do mercado mundial. Se pararmos para fazer uma análise, antigamente tínhamos apenas o Correio para envio e agora temos diversas formas para realizar as entregas, como Total, Jadlog, Transfolha, Loggi, Rappi, Via Brasil, LATAM Cargo, entre outras.
Por fim, acredito que apostar em um e-commerce próprio ou em marketplace são iniciativas que vão trazer algo de positivo para seu empreendimento, principalmente quando falamos sobre visibilidade da marca. Não se esqueça de pesquisar e apostar nas ferramentas de integração, que farão total diferença na gestão da sua loja.
Sidney Zynger — Diretor de Marketing do Bling, sistema de gestão empresarial (ERP) 100% online para micro e pequenas empresas.