Engana-se quem acredita que a cantora Anitta resume-se exclusivamente à performance pop ou funk. Quem está com os olhos bem atentos e entende de estratégias de marketing, percebe que Anitta calcula minuciosamente cada um de seus passos para a internacionalização de sua marca no mercado estadunidense. Não é novidade que ela quer se tornar uma artista global, e, para isso, um dos passos cruciais é a consolidação de carreira e marca nos Estados Unidos.
Em entrevista para o canal de Maris Raffa, empresária brasileira que atua com marcas e outros empresários nos EUA, Anitta assume que, para começar em um mercado novo, é necessário se reposicionar e atuar como se estivesse começando do zero: para o mercado estadunidense, a artista utiliza em sua música batidas mais voltadas ao pop, trap, reggaeton, sem deixar o funk carioca de lado. Porém, seu tom de voz encontra-se mais sereno, menos debochado, e a cantora passa uma imagem com maior leveza e, ao mesmo tempo, sofisticação. Isso também ocorre porque ela se dedica mais ao seu lado artístico e entregou o gerenciamento de sua carreira ao empresário norte-americano Brandon Silverstein (que também cuida da carreira de Normani), pois entendeu que não consegue sozinha abrir algumas portas no mercado dos EUA.
Logo, para a internacionalização dar certo, a cantora percebeu que é muito importante estabelecer alianças estratégicas. Além de ter um empresário internacional, Anitta buscou parcerias com grandes players para conseguir difundir sua marca no exterior.
No último domingo, dia 12 de setembro, ela marcou história sendo a primeira artista brasileira a se apresentar no VMA, premiação icônica da MTV. Para isso, estabeleceu parceria com o Burger King, que, em seu novo posicionamento de marca, quer que os consumidores percebam que por trás de seus lanches há matérias-primas mais naturais e saudáveis. Essa campanha procurou, assim, mostrar o outro lado de artistas do mundo todo. No clipe apresentado no intervalo do VMA, Anitta revelou, no começo da apresentação, a Larissa de Macedo Machado: ou seja, uma Anitta por trás dos bastidores, com uma roupa mais casual e maquiagem mais leve. Além disso, a cantora ganhou um hambúrguer com seu nome, Larissa Machado, nas redes do Brasil.
Sua aparição no dia seguinte no Met Gala, um dos eventos mais aguardados do ano para quem gosta de moda, que reúne em um só lugar celebridades, modelos, estilistas e outros grandes nomes do segmento, também foi muito bem pensada.
Além de estar em meio a várias celebridades mundiais de destaque, Anitta apareceu no tapete vermelho do evento usando um vestido assinado por Alexandre Birman, designer de sapatos e CEO por trás das marcas do Grupo Arezzo. A escolha provavelmente aconteceu pois ambos buscam internacionalização de suas marcas. Enquanto a Arezzo tem como visão de futuro tornar-se o maior grupo varejista da América Latina e Anitta já é uma marca consolidada nesse território, ela auxilia Birman a se tornar mais conhecido nos países latinos, buscando conquistar os Estados Unidos e, consequentemente, abrir portas para ficar mais conhecida no mercado pop global.
O vestido de Birman também foi um modelo escolhido por Anna Wintour (editora-chefe da revista “Vogue”), dando ainda mais credibilidade para ambas as marcas (Anitta e Grupo Arezzo).
Outro grande acerto de Anitta foi a escolha estratégica de sua nova morada. A poderosa escolheu morar em Miami, por ser uma praça estratégica para muitas marcas que iniciam internacionalização no mercado estadunidense, já que consegue continuar dialogando muito bem com os brasileiros e latinos que moram por ali (a Flórida possui muitos estrangeiros de origem latino-americana), ter proximidade com o Brasil, muito mais do que se morasse em outros locais dos Estados Unidos, além de estar próxima também de outros polos importantes para internacionalização de sua música (Los Angeles e Nova York).
Enquanto isso, aguardamos ansiosamente os próximos passos de internacionalização da Anitta em seu tão aguardado álbum, “Girl From Rio”, e vamos aprendendo com essa cantora e administradora estratégias importantes de marketing global.
* Mariana Munis é professora de Marketing e especialista em Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.