O Bitcoin caiu para seu nível mais baixo desde o final de 2020, graças a temores sobre a aceleração da inflação nos EUA.
Enquanto os criptoativos no passado não se moviam em sintonia com ativos tradicionais, como ações, nos últimos tempos o vínculo entre os dois ficou cada vez mais próximo. Agora, ficou evidente o sinal mais claro até agora de que criptoativos como bitcoin e ether estão se movendo em sincronia com as ações, já que as preocupações com a inflação fizeram tanto as ações, quanto as criptomoedas caírem.
As razões para isso são variadas, mas grande parte se resume a investidores institucionais que calibram seus ativos de risco de maneira semelhante, sejam ações de tecnologia ou bitcoin. A inflação mensal dos EUA caiu em abril de 8,5% para 8,3%, sugerindo que os aumentos de preços atingiram um ‘topo’ – mas novas altas de 8,6% na sexta-feira passada abalaram os mercados de ações e criptomoedas.
O Bitcoin começou a semana com força, subindo acima do nível de US$ 31.000, mas foi negociado principalmente em torno de US$ 30.000 no final da semana. Mas no fim de semana caiu para menos de US$ 25.000 na plataforma eToro, graças a temores de inflação.
O Ether também foi negociado para cerca de US$ 1.900 antes de oscilar em torno de US$ 1.800 no final da semana. No fim de semana, no entanto, o preço caiu significativamente e agora está sendo negociado em torno de US$ 1.300.
The Merge, a Fusão do Ehereum, está no caminho certo. Seus desenvolvedores anunciaram ‘dificuldade bomba’
A próxima ‘Fusão’ da blockchain Ethereum está no caminho certo, pois concluiu o teste de rede Ropsten. Na sexta-feira (10), os desenvolvedores envolvidos na transição do blockchain anunciaram que implementariam uma ‘bomba de dificuldade’ na antiga rede de prova de trabalho para incentivar a adoção no novo sistema.
A Fusão essencialmente moverá o blockchain Ethereum de um modelo de prova de trabalho (PoW) para um modelo de prova de participação (PoS). Isso incentivará os detentores da criptomoeda a participar da rede. A moeda está tentando se afastar do PoW, pois é um processo de gasto de energia altamente intensivo.
Embora os mineradores continuem a poder operar o PoW, a bomba de dificuldade será introduzida após o lançamento para tornar o processo de mineração muito mais difícil, a fim de dissuadi-los de fazê-lo. A implicação para isso é que muito menos tokens de ether serão cunhados no futuro, e sugere-se que com o tempo ele se tornará um criptoativo deflacionário graças ao modelo PoS – no qual essencialmente os detentores são incentivados a se comportar como poupadores.
Houve reservas levantadas pelos desenvolvedores, no entanto, com alguns sugerindo que a bomba de dificuldade poderia retardar o processo da Fusão. O fundador, Vitalik Buterin, previu que isso aconteceria em agosto ou, no máximo, em outubro.
Mastercard lançará pagamentos NFT
A empresa global de rede de pagamentos Mastercard está lançando um suporte direto para plataformas NFT e Web3 em seus cartões. A companhia diz estar trabalhando para permitir que os consumidores acessem o mercado e reduzir as barreiras para produtos com suas soluções de pagamento.
Com o espaço de NFT e Web3 crescendo rapidamente, a adição de um elemento importante de infraestrutura como a Mastercard não pode ser subestimado. O acesso é, talvez, um dos problemas-chave no quesito tecnologias financeiras emergentes, como as NFTs, e remover barreiras para sua entrada é uma grande benfeitoria para o espaço.
Um setor rico e diverso cresceu do mercado emergente de NFT e apesar da fraqueza dos preços nos últimos meses, os projetos, ideias e inovações ainda estão sendo desenvolvidos. Quando grandes empresas de finanças, como a Mastercard, entram nessa esfera, é um grande momento. A Mastercard já tem opções no que diz respeito a outros criptoativos, mas NFT e Web3 ainda estão em processo inicial nesse sentido.
A empresa está trabalhando com jogadores notáveis, incluindo The Sandbox, que está disponível na plataforma eToro sob o token SAND, que permite que consumidores usem o cartão Mastercard em diversas plataformas para pagar bens digitais. Mastercard afirma que sua empresa parceira gerou 25 bilhões de dólares em vendas em 2021.
Salesforce lança plataforma de NFT própria
A empresa de cloud software, Salesforce, está lançando sua própria plataforma de NFT, chamada NFT Cloud. Líder global em cloud software para empresas, a companhia foi se aprimorando nos últimos anos como referência em cloud computing, o que faz da plataforma NFT um encaixe natural.
A plataforma vai permitir que empresas clientes da instituição administrem suas próprias NFTs e ajudem a criar estratégias de engajamento e acesso às marcas. É um jogo clássico de uma firma para a outra oferecer ferramentas para outras empresas que tragam novas tecnologias.
Enquanto já existe um mercado forte para plataformas de NFT e diversas formas de criá-las, a importância de empresas como a Salesforce oferecerem essas ferramentas, é que isso abre um mercado para as empresas que podem não ter tanto respaldo tecnológico internamente para criar seus próprios produtos do zero.
Existe um interesse claro dos consumidores por NFTs que os ajudem a engajar com marcas que eles amam. A oferta da Salesforce é uma ideia bastante atraente para as empresas clientes aceitarem.
Por Simon Peters, analista de mercado da eToro.