Diversas marcas dos mais variados segmentos do mercado têm promovido ações especiais ao longo de junho em apoio à população LGBTQIA+, que comemora nesta segunda-feira (28) o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Além da rede de fast food Burger King, outra grande empresa que lançou campanha em favor da conscientização pública e inclusão social dessas minorias é a Ambev.
A fabricante de bebidas anunciou a realização, pelo terceiro ano consecutivo, de uma iniciativa nas redes sociais em que incentiva pessoas da comunidade a compartilharem histórias pessoais de resistência com a hashtag “#OrgulhoResiste”. Para cada relato publicado, a companhia doará R$ 1 para ONGs envolvidas em projetos de apoio à luta LGBTQIA+, incluindo empreendimentos envolvidos com educação, empregabilidade, combate à violência, acolhimento e retificação de nome.
“O movimento #OrgulhoResiste quer dar voz e apoio a essa resistência de anos da comunidade LGBTQIA+. Precisamos e vamos continuar nos posicionando a favor de causas como essa que levantam a bandeira do respeito, da união, da empatia, e da igualdade de direitos”, destaca o diretor de marketing institucional da Ambev, Alexandre Costa.
A empresa também construiu um mural de cerca de 30 metros que recriou a bandeira do orgulho LGBTQIA+ a partir de 3 mil latas de suas bebidas e foi exposto de forma itinerante em locais que, segundo a companhia, marcaram a luta da comunidade em São Paulo (SP) – como a Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, onde é tradicionalmente realizada a edição local da Parada do Orgulho LGBTQIA+.
A campanha conta ainda com um comercial, criado pela agência SunsetDDB, que apresenta uma linha do tempo registrando os principais movimentos e protestos históricos da luta pelos direitos da comunidade no Brasil e no mundo.