O Amazon Prime, serviço de assinatura que engloba todos os serviços da Amazon, foi lançado no Brasil de olho no crescente mercado de transmissão por streaming. O valor mensal, a princípio, é de R$ 9,90, porém o primeiro mês é grátis para testes.
Apenas o anúncio da chegada do Amazon Prime ao Brasil mexeu com os brios do mercado de varejo. A prática agressiva de preço puxou para baixo o valor das ações de concorrentes como Magazine Luiza, Via Varejo e B2W em até 6,5% no dia do anúncio.
Outro concorrente que está na alça de mira é a Netflix, que hoje domina o mercado de conteúdo por streaming. No mundo inteiro, o serviço tem 151 milhões de assinantes e um amplo catálogo como seu maior diferencial. No entanto, o crescimento do volume de assinaturas no Brasil tem desacelerado.
A Amazon, por sua vez, aposta em um mix de produtos e serviços a um preço final subsidiado pelo enorme valor de mercado da companhia. Existe a opção de pagar R$ 9,90 mensalmente ou R$ 89 no plano anual. O valor dá direito a frete grátis em produtos elegíveis, assinatura no Amazon Prime Video (só esse serviço é vendido a R$ 7,90) e acesso exclusivo a ebooks, jogos, revistas e ofertas.
O lucro da Amazon no primeiro trimestre foi de US$ 3,5 bilhões, totalizando US$ 7,09 por ação. Apesar de superior às previsões, a lucratividade no longo continua abaixo das expectativas, enquanto as despesas operacionais aumentaram. O motor do crescimento ainda é a Amazon Web Services, produto de armazenamento em nuvem para websites e serviços online.