A plataforma de e-commerce AliExpress, do gigante chinês Alibaba, anunciou nesta terça-feira (17) que está abrindo seu ambiente virtual de marketplace para o cadastro de vendedores brasileiros. “Agora, lojistas nacionais poderão se beneficiar, sem nenhum custo mensal, do tráfego e dos milhões de usuários que o AliExpress acumula no Brasil há 11 anos, quando estreou no país”, afirma a empresa, em comunicado.
Os vendedores cadastrados pagarão valores entre 5% e 8% (a depender da categoria dos produtos vendidos) de seu faturamento à plataforma, que promete assegurar, além de sua tecnologia e base de usuários, um serviço integrado de logística, incluindo frete gratuito para todo o território nacional nos casos de compras de pelo menos R$ 50 e sem “peso excessivo”.
A empresa também garante aos lojistas brasileiros “um fluxo de repasses financeiros mais rápido que a média do mercado e a possibilidade de realizarem saques, sem custos, diariamente”, além de ferramentas de marketing “para melhorar a conversão e performance de suas vendas”.
O envio de produtos dentro do território nacional será coordenado pela Cainiao, empresa de logística do Alibaba que já possui operação no Brasil. De acordo com a nota do AliExpress, seus técnicos serão responsáveis por adicionar tecnologias avançadas do grupo no país e coordenar os serviços prestados por parceiros locais.