A voz é uma poderosa ferramenta de comunicação e uma aliada muito importante para profissionais em cargos de liderança, podendo dar-lhes o poder de engajar seus times e passar segurança, acolhimento ou até mesmo empatia e inteligência.
Segundo uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, Juliana Algodoal, PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho e fundadora da empresa Linguagem Direta, é importante diferenciar alguns mitos e verdades relacionados à importância do uso da voz em processos de liderança.
São eles:
Voz de mulher tende a ficar masculinizada quando ela se torna líder
Verdadeiro. Para ser ouvida e reconhecida como líder, a mulher tende a falar mais alto ou mais grave, o que reforça o padrão masculino. Por muitas vezes, são frequentes comportamentos como mansplaining, quando o homem se apropria da fala da mulher e explica algo que ela entende ou que ela acabou de falar, como se ela não entendesse; e manterrupting, quando ele simplesmente interrompe a fala de uma mulher.
Líderes devem modular a voz de acordo com o objetivo da fala, a demanda e a situação
Verdadeiro. O tom é um comportamento da voz e revela muito mais que o humor do chefe. É por ele que a liderança transmite uma mensagem para engajar, emocionar ou alertar as equipes.
Falar rápido é sinal de nervosismo
Verdadeiro. A agilidade utilizada na voz para se comunicar com os liderados estabelece o senso de urgência. Quanto mais urgente a questão tratada, mais acelerada será a voz do líder. Essa é uma ferramenta fundamental para enfatizar a mensagem e as providências definidas. No entanto, pessoas mais agitadas naturalmente falam mais rápido.
Falar com calma e devagar transmite calma e tranquilidade
Verdadeiro. Quando o líder quer promover uma reflexão, automaticamente reduz a velocidade de sua fala. Não à toa, essa técnica é usada em missas e cultos religiosos, em práticas de yoga e meditação, por exemplo.
A voz gravada nos áudios é a voz real que todos escutam
Verdadeiro. Entretanto, a voz que escutamos quando falamos é um misto da voz que é emitida pela via aérea, por via óssea e muscular. Juliana recomenda que você ouça bastante sua própria voz em gravações.
Voz sem energia é prejudicial à liderança
Verdadeiro. A voz carrega a clareza na mensagem que queremos passar, demonstra nossa intenção. As pausas frequentes enfraquecem a voz do líder. A voz sem energia com pausas preenchidas e a falta do olhar fragilizam a forma como a equipe vai absorver a mensagem.
Discurso ensaiado, que copia tons mais conhecidos, ajuda a reforçar a mensagem e a liderança
Mito. O tom de voz muito planejado, ensaiado, de uma forma que parece estar sendo lido, perde a naturalidade, o engajamento e desvia a atenção dos ouvintes.
“Ganhar no grito” é uma expressão que traduz a realidade
Mito. A voz áspera em tom alto, com alteração e disfonia, chama a atenção mais que o conteúdo da fala. Pode intimidar a equipe e consequentemente causar a perda de engajamento. Não é possível mudar a voz, mas é recomendado adequá-la ao ambiente e à situação de forma correta. E, se você não gosta da sua voz, pode procurar ajuda de especialistas.
Com a pandemia, os profissionais em home office passaram a falar mais alto
Verdadeiro. As pessoas tendem a falar mais alto nos meios virtuais para se fazer melhor entendidas, já que nem sempre podem recorrer ao auxílio de gestos e expressões corporais que ajudam a potencializar as mensagens. Com a volta do trabalho aos escritórios, a briga do “liga e desliga o ar-condicionado” cederá espaço para uma nova adaptação ao trabalho em equipe, com muitos profissionais falando ao mesmo tempo.
Maçã ajuda na saúde da voz
Verdadeiro. Maçã é considerada um adstringente natural, ajudando a “limpar a voz”. Juliana Algodoal destaca ainda outros cuidados que os líderes precisam ter com a voz: dormir bem e manter alimentação saudável e a laringe bem hidratada, bebendo bastante água (especialmente se trabalha com o ar-condicionado ligado), sem esperar ter sede para tomá-la.
Profissionais de fonoaudiologia especializados podem ajudar a melhorar a voz, torná-la mais saudável com exercícios personalizados para cada caso. Além disso, gravar áudios e ouvi-los é sempre um bom exercício para adequar a voz às mensagens que a liderança quer passar.
“Em qualquer situação, é importante que o líder tenha a consciência de qual é a sua voz e, a partir desse autoconhecimento, escolher a melhor entonação de acordo com a mensagem que pretende comunicar. A voz tem que mudar de acordo com o ambiente. Isso vai fazer com que ele coloque uma intenção em sua fala e use sua voz expressivamente. É preciso respirar enquanto fala para não demonstrar ansiedade e até mesmo prejudicar a voz. A voz da liderança é a voz que emociona, que engaja e que transmite segurança. Um líder sempre pode ser o melhor dele mesmo em termos de fala”, conclui a especialista.