Toda empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de planejamento para decolar. Ao colocar seu plano no papel, é possível visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar.
“Para que o negócio dê certo, o principal é planejar estrategicamente e partir disso”, conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina. Até mesmo depois do negócio já ter estreado, ainda dá tempo de fazer o planejamento para não perder a linha.
Mas o que é preciso colocar nesse planejamento e como usá-lo posteriormente? A especialista dá dicas sobre o que você precisa saber com 12 questões-chave:
- Qual exatamente é o serviço/produto que você está oferecendo?
- Qual seu público-alvo, para quem você vai trabalhar?
- Qual é o problema ou desejo dos seus clientes, que seu produto/serviço irá resolver?
- Onde e como será vendido?
- Como alcançará os clientes?
- Como entregará o produto e qual o custo?
- Que recursos são necessários para produzir o produto?
- Onde você irá trabalhar: escritório, home office, em parceria com outro local?
- Precisa de uma equipe? Quantas pessoas?
- Quais equipamentos serão necessários?
- Como irá lucrar?
- Como irá cobrar dos clientes e receber?
Todos esses itens são indispensáveis no planejamento, e lhe darão uma visão ampla do negócio, mesmo que acabe descobrindo não ser possível colocá-lo em prática no momento, assim evita sair no prejuízo. “O planejamento só traz benefícios ao empreendedor, quanto mais conhecimento você tiver, melhor se sairá no mundo dos negócios”, finaliza Carolina.