É cada vez mais comum ouvir relatos de infelicidade no ambiente de trabalho – de baixos salários a problemas de cultura corporativa, várias são as razões elencadas pelas pessoas para tentar explicar sua desmotivação com o trabalho que exercem.
Mas dois fatores principais acabam passando despercebidos nessa equação: os problemas de liderança e a incapacidade de gerenciar a própria carreira.
De acordo com Luciano Santos, diretor de Vendas do Facebook no Brasil e mentor de carreiras, o comportamento de chefes e líderes é um dos principais ingredientes que contribuem para a nossa (in)felicidade no trabalho.
“Muitos líderes não sabem como liderar. Eles não possuem treinamento, não sabem delegar tarefas, inspirar ou dar feedbacks aos seus liderados. E são precisamente essas pessoas que vão reger o quanto somos felizes no trabalho”, explica Luciano.
Segundo ele, as pessoas precisam saber gerenciar a própria carreira mesmo em casos de lideranças frágeis ou problemáticas. Assim, é possível aumentar o nível de satisfação profissional.
Entenda como é possível fazer isso neste corte do Café com ADM:
Ouça este episódio do Café com ADM na íntegra: